31 de julho de 2020

Colecção Integral Astérix #13: Astérix entre os belgas

"Astérix entre os belgas" ("Astérix chez les Belges") é o último da série escrita por René Goscinny, falecendo durante a produção do episódio. As oito últimas páginas foram escritas por Albert Uderzo, que desenhou na última vinheta um coelhinho chorando. Trata-se de um afecto ao facto de Goscinny costumava chamar a esposa de "mon lapin". O episódio foi originalmente publicado no jornal Le Monde em 1979.

Os romanos do campo entrincheirado de Laudanum regressam traumatizados de uma campanha na Bélgica. O próprio Júlio César descreveu os belgas como os mais valentes de todos os povos da Gália. Abraracourcix, indignado, decide ir e ver por si mesmo para defender a reputação dos gauleses. Astérix, Obelix e Dogmatix escoltam-no com pouco entusiasmo. Chegados à Bélgica, os gauleses encontram uma tribo belga e decidem organizar uma competição arbitrada pelo próprio César: qual dos três gauleses e a tribo belga destruirão mais campos romanos da região. César, criticado pelo Senado em Roma pela sua campanha, vai ganhando terreno, viajando para a Bélgica, onde aprende mais sobre a competição entre gauleses e belgas. Irritado, planeia um ataque à planície para derrotar os belgas de uma vez por todas. Durante a batalha, de facto, o exército de César ganhou a ascensão sobre os seus adversários que se retiram, mas a intervenção dos três gauleses muda o curso da batalha. Antes de regressar a Roma, César entrega o seu veredicto sobre a competição: os gauleses e os belgas são tão loucos quanto os outros. Assim, os banquetes belgas e gálicos finais acontecem para comemorar isso.

A aventura estreia-se em Portugal num álbum da Livraria Bertrand em 1979. O episódio será reeditado em  álbum pela Meribérica [1989], ASA [2008] e Público/ASA [2013]. Também é publicado em continuação pelo Jornal da BD nos seus oito primeiros números. 

Esta edição da Salvat possui os seguintes extras: "Astérix na terra da banda desenhada", "As viagens de Astérix" e "Era uma vez dois belgas".

Colecção Integral Astérix #13: Astérix entre os belgas, Albert Uderzo e René Goscinny, Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário