12 de março de 2020

O homem que matou Lucky Luke

O Homem que Matou Lucky Luke (L'Homme qui tua Lucky Luke) é um one-shot de Matthieu Bonhomme que acontece no universo da série Lucky Luke. O álbum foi lançado em Abril de 2016. A história decorre entre os episódios de Lucky Luke Daisy Town e Fingers. Neste álbum ficamos a conhecer porque Lucky Luke deixou de fumar.

O álbum foi na altura muito bem recebido pela crítica, recebendo o prémio Saint-Michel de melhor álbum de 2016 e o prémio público Cultura no Festival de Angoulême de 2017.

Em Portugal, tem a chancela de A Seita e teve a apresentação oficial no último fim-de-semana no Coimbra BD. e vai para as bancas. Como já é habitual nos últimos álbuns de Blake e Mortimer, também O Homem que Matou Lucky Luke tem direito a uma capa exclusiva das lojas FNAC. 

Numa noite de tempestade, Lucky Luke chega à cidade de Froggy Town, uma cidade mineira no oeste americano. Devido à sua reputação, os locais pediram-lhe que investigasse o recente roubo de ouro de mineiros. Ajudado por Doc Wednesday, Lucky Luke lidera sua investigação, apesar da presença dos irmãos Bone que aplicam sua lei em Froggy Town.

Nascido em Paris, em 1973, Matthieu Bonhomme formou-se em Artes Aplicadas e iniciou-se na BD como assistente de Christian Rossi, o extraordinário desenhador que substituiu Jean Moebius Giraud como desenhador da série Jim Cutlass - o “outro” western a que o desenhador do Tenente Blueberry esteve ligado. Grande fã do western, Bonhomme confessa que “aprendi a desenhar com Lucky Luke, série que foi um dos pilares da minha formação como leitor,” e, logo no início da sua carreira, abordou o género. Mas a verdade é que os seus anteriores trabalhos em BD, desde L’Age de la Raison, até às séries Marquis d’Anaon, Le Voyage d’Esteban e Messire Guillaume, abordavam outras épocas e outros temas.

A ideia de escrever e desenhar uma aventura de Lucky Luke não veio só do aniversário da personagem, pois o autor é o primeiro a afirmar que “há mais de dez anos que pedia às edições Dupuis que me dessem uma oportunidade de o fazer. (...) não sabia que eles já estavam a reflectir na preparação dos 70 anos da personagem em 2016”. Respeitando o passado de Lucky Luke, aproveitou como ponto de partida da história, a única limitação que a editora lhe impôs: a de não poder mostrar o cowboy solitário com um cigarro na boca. Como o próprio referiu: “quis assim descobrir o que levou Lucky Luke a deixar de fumar”. Vencedor de vários prémios em Angoulême ao longo da sua carreira, Bonhomme regressou recentemente ao período do western com a sua série Charlotte Impératrice, sobre a princesa belga que se tornou Imperatriz do México em 1864.

O Homem que matou Lucky Luke, Matthieu Bonhomme, A Seita, capa dura, 72 pp., cor, 16,95€










Sem comentários:

Enviar um comentário