24 de março de 2020

Desaparecimento de Albert Uderzo: mensagem de Arnaud Nourry

Foi com imensa tristeza que soubemos do falecimento de Albert Uderzo, co-criador de Astérix juntamente com René Goscinny.

Desde há mais de 60 anos que Astérix vem suscitando em milhões de leitores através do mundo, página após página, e a cada releitura, um prazer e uma alegria profundas. Com estatuto de verdadeiro mito, o pequeno gaulês faz hoje parte do património literário e artístico universal, e continuará ainda por muito tempo a afirmar os valores da tolerância e da resistência nas suas aventuras.

Para além do enorme artista que ele era, perdemos um homem excepcional, acarinhado por todos os que tiveram a sorte de o conhecer. Num plano mais pessoal, eu apreciava a sua humanidade, as suas intuições sólidas e a sua determinação em não perder a cabeça apesar do mais fenomenal sucesso da edição francesa.

Uma palavra comovida para a sua esposa Ada, com quem partilhou cerca de sete décadas da sua vida, para a sua filha Sylvie e para toda a sua família, que lembramos afectuosamente neste momento difícil.

Albert Uderzo entrou para a História da Arte como um dos maiores génios que a França conheceu, e permanecerá nos nossos corações para sempre.

Estamos-lhe infinitamente gratos pela confiança que depositou em nós ao ter-nos confiado o destino da sua personagem, e temos hoje em dia um imenso sentimento de dever e de responsabilidade.

Obrigado Mestre!

Arnaud Nourry, CEO do Grupo Hachette Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário