8 de setembro de 2019

Didier Savard - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista, desenhador
(França) Saint-Germain-en-Laye, 13 de Dezembro de 1950 - 4 de Julho de 2016

Inicialmente professor de inglês, Savard começa a fazer desenhos de imprensa para a revista Survivre et Vivre em Junho de 1971.
A partir de 1972, colabora com o Libération, onde publica uma novela chamada Le fabuleux destin d’Augusto Pinochet (1973), também apresentando trabalhos no Méfi!, Fluide glacial e La Gueule. Muda-se para Arles em 1974, publicando em 1979 Demain ça ira encore mieux, uma colecção de desenhos publicados na década de 1970.
Em 1982, muda o seu estilo de desenho, garantindo o sucesso de duas séries: Dick Hérisson  (que aparece em Charlie Mensuel) e Leonid Beaudragon (argumento de Jean-Claude Forest, para a Okapi, em 1986).
Dick Hérisson, a sua série principal, cujo personagem principal, um detective da década de 1930, evolui entre Arles e Provence, terras de adopção de Savard. As aventuras de Dick Hérisson e do seu cúmplice jornalista Jérôme Doutendieu, envolvidos em investigações nas quais o fantástico nunca está longe, são fortemente influenciadas por Harry Dickson de Jean Ray.
Realiza, em 1997, para o diário Le Monde uma aventura parodiando Tintin, intitulada Objectif Monde, na qual percorre algumas das cenas mais famosas das aventuras do famoso repórter, das quais é um grande admirador. Este pastiche é realizado com a autorização muito excepcional dos detentores dos direitos e marca o 70º aniversário dos álbuns de Tintin.

Séries publicadas em Portugal:
Dick Hérisson

[actualizado em 08.09.2019]

Sem comentários:

Enviar um comentário