8 de setembro de 2019

Comanche [obra completa] #2

A Ala dos Livros já tem disponível o segundo volume da obra completa da série western Comanche. Neste volume são reunidos mais quatro episódios numa edição irrepreensível a preto e branco. 

O deserto sem luz (Le désert sans lumière)
Vinte meses após a sua detenção, e graças às diligências dos seus amigos, Red Dust é posto em liberdade. Quando regressa à sua região, não passa da sombra daquilo que outrora fora: para além da prisão o ter marcado profundamente, é permanentemente vigiado pelo adjunto do novo xerife. Enquanto, pouco a pouco, sara as suas feridas e recupera das marcas que a prisão lhe deixara, Shortgun Marlowe, um bandido que já tinha semeado o terror no Nevada, anuncia a sua chegada à região. A cidade fica aterrorizada pois o Exército está longe da povoação e não há homens suficientes para a defender…
Publicação no Tintin l'hebdoptimiste #93 a #103 em 1974. Em Portugal, foi publicado na revista Tintin (#20 a #31/9º ano) em 1976.

Fúria rebelde (Furie rebelle)
Red Dust torna-se adjunto do xerife da cidade. Quando se prepara para receber um fotógrafo célebre, tem de deter dois índios bêbados que perturbam a tranquilidade da cidade. Coisa que não augura nada de bom. Entretanto, Comanche presta auxílio ao rancho dos Stuart, atacado pelos índios. Parece que Fogo Solitário decidiu retomar o combate. Juntaram-se-lhe outros rebeldes e o índio pretende recuperar os territórios dos seus antepassados…
Publicação original no Nouveau Tintin (#10 ao #20) em 1975. Em versão portuguesa, o episódio foi publicado em álbum da Livraria Bertrand em 1976.

O dedo do diabo (Le doigt du diable)
Na altura em que a cidade se prepara para receber o seu futuro governador, Red Dust decide abandonar de vez a cidade e dirigir-se para Norte. Ao chegar ao Montana, salva dois pobres diabos que lhe revelam que o cobre, abundante nessa região, é a causa da ruína de muitos agricultores, em proveito que alguns vigaristas. Comprometido a trabalhar no rancho dos Duncan, tem de combater os representantes de uma sociedade que deseja expulsar os proprietários das suas terras para poder extrair o cobre…
Publicação original no Nouveau Tintin (#64 ao #74) em 1976/1977. Em Portugal, o episódio foi publicado na revista Tintin (#35 a #45/10º ano) em 1978 e em álbum da Distri Editora na década de 1980. 

Os xerifes (Les sheriffs)
Seis homens acabam de chegar ao recém-reconstruído rancho onde se encontra Red Dust: são xerifes de cidades saqueadas por um bando de malfeitores e convidam Red Dust a juntar-se-lhes para poderem exercer a sua vingança. E convencem-no quando este sabe que Comanche corre perigo…
Publicação original no Nouveau Tintin (#178 ao #192) em 1979. A edição portuguesa correu na revista Tintin (#24 a #43/12º ano) em 1979.

Comanche - Volume 2, Greg e Hermann, Ala dos Livros, 200 pp. p&b, capa dura, 32,90€




Sem comentários:

Enviar um comentário