24 de setembro de 2019

A arte da guerra

Continuando a edição portuguesa da edição norte-americana da série Illustrated Library of Chinese Classics da Princeton University Press, a Presença edita agora a adaptação em BD de "A arte da guerra" de Sun Tzu.  

C. C. Tsai é um dos cartoonistas mais populares da Ásia, e as suas versões dos clássicos chineses já foram traduzidas em mais de vinte línguas e venderam acima de 40 milhões de exemplares.
Este volume apresenta a adaptação ilustrada de A Arte da Guerra de Sun Tzu, a melhor obra sobre guerra e estratégia de todos os tempos – um livro que continua a ser considerado um manual para o sucesso, não só por comandantes militares, como por líderes políticos, empresariais e de muitas outras áreas.
Concebida há cerca de 2500 anos por um filósofo-guerreiro, A Arte da Guerra continua a atrair os que aspiram a destacar-se e a ajudar a construir países de sucesso. Qual a melhor forma de alcançar esse objectivo e que papel terá a guerra no processo? Quais os poderes e respectivos limites de um general comandante? Como vencer sem entrar em guerra? As respostas de Sun Tzu a estas e a outras questões são-nos dadas através dos cartoons de C. C. Tsai, que nos mostram Sun Tzu em diferentes situações, seja a lutar em terrenos perigosos, a lançar um ataque-surpresa ou a espiar os seus inimigos.
Esta edição inclui ainda um prefácio de Lawrence Freedman, uma das maiores autoridades mundiais em estratégia militar, que nos esclarece como A Arte da Guerra tem influenciado o pensamento estratégico do Ocidente. Além disso, inclui o texto original em chinês, em barras laterais presentes em todas as páginas, o que enriquece o livro para leitores e estudantes de chinês, sem contudo os distrair das vinhetas. O texto foi habilmente traduzido do chinês por Brian Bruya, que apresenta igualmente uma introdução.

A Arte da Guerra, C. C. Tsai (baseado na obra de Sun Tzu), Presença, 144 pp., p&b, capa flexível, 14,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário