O volume desta semana, hoje nas bancas, é do mestre do terror suíço, Thomas Ott, O Número 73304-23-4153-6-96-8, que data de 2008.
Thomas Ott, abandonou a escola muito cedo para se inscrever numa escola técnica, e passou pela cena da BD alternativa e dos fanzines, antes de se afirmar como um dos principais autores de BD de língua alemã, tendo vencido em 1996 o prémio Max e Moritz, que homenageia o melhor autor germanófono pelo conjunto da sua obra.
A técnica de Ott é o grattage, em que usa um papel especial para ir raspando o desenho com uma lâmina, o que torna a sua obra a preto e branco muito diferente do normal, sendo o preto a dominar as páginas e o desenho, um efeito aumentado.
O Número, é o primeiro romance gráfico completo da carreira deste autor suíço de banda desenhada, ilustração e cinema. Um thriller surpreendente contado apenas pelo recurso às imagens, sem uma única linha de diálogo.
Ao limpar a cela de um prisioneiro que foi condenado à morte e posteriormente executado, um guarda da prisão encontra um pequeno pedaço de papel onde está escrita uma combinação numérica.
O guarda, um solitário, que leva uma vida monótona, guarda os números para posteriormente, ir investigar o significado dos mesmos. Descobrir o significado oculto naqueles números poderia acrescentar um novo significado à sua vida.
Os números que inicialmente lhe vão permitir ter uma sorte inesperada, acabam por se revelar uma maldição que o levam à loucura e à morte.
Colecção Novela Gráfica (5ª série) #11: O Número 73304-23-4153-6-96-8, Thomas Ott, Levoir/Público, 136 pp., p&b, capa dura, 10,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário