"O rasto de García Lorca" ("La huella de Lorca"), editado pela primeira vez em 2011, de Carlos Hernández e El Torres é a obra escolhida para esta semana da colecção da Levoir/Público.
O ilustrador, argumentista e humorista gráfico Carlos Hernández destacou-se na sua terra natal Granada, colaborando em diversos fanzines, revistas e jornais, de onde podemos destacar as séries humorísticas Chucky y Orceman (para o jornal IDEAL), tendo-se mais tarde tornado profissional de BD com "O Rasto de García Lorca". Nesta obra, bem acolhida pela crítica e pelo público, Hernández, com a ajuda do argumentista El Torres, lança um olhar sobre o poeta que vai mais além da hagiografia a da simples crónica histórica, pois realça a importância do seu legado e, sobretudo, a memória por ele deixada nos lugares em que nasceu a viveu, a a consideração em que era tido. Segundo os autores. a premissa inicial do livro não era contar mais uma biografia, mas sim construir diferentes relatos biográficos com alguma independência, conseguindo que Lorca fosse um “sujeito elíptico”, ausente nalgumas ocasiões e presente noutras, sempre reflectido no olhar de amigos ou conhecidos.
Através de histórias reais e testemunhos sobre o genial poeta granadino, descobrimos a marca eterna que Federico García Lorca deixou sobre todos o que o conheceram, em Granada, Madrid, Nova Iorque ou Havana. Esta novela gráfica começa com a história do pequeno Alfonsito em fuga da sua cidade natal após o eclodir da Guerra Civil e termina com a mesma personagem, pai do ilustrador, percorrendo com o seu filho as ruas de Granada, cidade símbolo vivo da repressão franquista que pôs termo à carreira deste grande artista andaluz e universal.
Colecção Novelas Gráficas (5ª série) #4: O rasto de García Lorca, Carlos Hernández e El Torres, Levoir, 112 pp., 2 cores, capa dura, 10,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário