18 de julho de 2019

Colecção Novelas Gráficas (5ª série) #3: A febre de Urbicanda

O episódio A Febre de Urbicanda (La fiévre d'Urbicande), um dos títulos da série As Cidades Obscuras, premiado em Angoulême em 1985, é o terceiro volume desta colecção da Levoir. Esgotado em Portugal há mais de 20 anos (Edições 70, 1987), regressa numa edição definitiva que, para além de um dossiê final sobre a lenda da Estrutura, inclui também a história A Última Visão de Eugen Robick, realizada em 1997 para o número final da revista (À Suivre), onde a série se estreou.

François Schuiten é um dos nomes mais importantes da BD mundial, com um percurso ímpar, justamente galardoado em 2002 com o Grande Prémio da Cidade de Angoulême pelo conjunto da sua obra. Escritor, ensaísta, professor universitário, cineasta e um dos maiores especialistas mundiais na obra de Hergé, Benoît Peeters é também argumentista. Juntos, Schuiten e Peeters, criaram ao longo de mais trinta anos a série As Cidades Obscuras, uma designação inventada por Jean Paul Mougin, director da (À Suivre). Um universo que é constituído por uma série de cidades fantásticas, verdadeiros protagonistas de histórias fascinantes que têm como pano de fundo as relações entre a arquitectura, as emoções e o poder.

Eugen Robick, o urbitecto responsável pelo plano de urbanização que pretende restituir a simetria à cidade de Urbicanda, é confrontado com a descoberta de um misterioso cubo, feito de uma matéria desconhecida, cujo crescimento geométrico vem perturbar e transformar profundamente a imagem da própria cidade e a vida dos seus habitantes. O que irá acontecer à utopia urbana de Robick, agora que a cidade está desestabilizada pelo cubo, e o próprio arquitecto transtornado pela irrupção do amor na sua vida tão regrada?

Colecção Novelas Gráficas (5ª série) #3: A febre de Urbicanda, François Schuiten e Benoît Peeters, Levoir, p&b, capa dura, 112 pp., 10,90€










Sem comentários:

Enviar um comentário