12 de julho de 2019

A Conspiração: A História Secreta dos Protocolos dos Sábios de Sião - Reedição da Gradiva

A Conspiração - A História Secreta dos Protocolos dos Sábios de Sião (The plot - The secret story of the protocols of the elders of Zion) de Will Eisner é uma novela gráfica que traduz para banda desenhada a obra anónima dos Protocolos dos Sábios de Sião, um alegado plano de domínio mundial pelos líderes judeus. Concluída no último mês de vida de Eisner, a presente edição tem uma introdução do historiador e escritor italiano Umberto Eco, tratando-se de uma reedição da Gradiva que já tinha publicado a obra em 2005, ano da primeira edição nos EUA.

Nesta história extraordinária, Eisner leva o leitor numa viagem que tem início na Paris de finais do século XIX, onde um agente da polícia secreta russa plagia uma velha obra filosófica francesa, fabricando um documento com o qual se pretendia provar a existência de uma conspiração judaica contra a civilização cristã. Concebido como um esquema anti-semita para desviar as atenções do regime repressivo do czar, o texto dos Protocolos foi inicialmente publicado na Rússia em 1905. E o sucesso da falsificação superou em larga medida as ambições propagandísticas dos seus criadores. Mais tarde, enquanto a Guerra Mundial engolia a Rússia e a maior parte do mundo ocidental numa conflagração mortífera, a mentira tornou-se uma verdade internacionalmente aceite. Nem mesmo o venerável Times londrino, que em 1921 expôs os Protocolos como uma grosseira fraude, conseguiu pôr cobro às publicações do panfleto, que em breve se sucediam em dezenas de países.

A Conspiração: A História Secreta dos Protocolos dos Sábios de Sião, Will Eisner, Gradiva, p&b, 152 pp., capa flexível, 14,64€







Sem comentários:

Enviar um comentário