A Porto Editora acaba de lançar mais um álbum em banda desenhada versando uma obra literária famosa. Desta vez, trata-se de O primeiro homem (Le premier homme, 2017), romance homónimo de Albert Camus. Este é o segundo romance de Camus desenhado por Jacques Ferrandez publicado em Portugal, já que em 2014, a Arcádia havia editado O estrangeiro.
Publicada pela primeira vez mais de trinta anos depois da morte de Albert Camus, O Primeiro Homem rapidamente se tornou um bestseller mundial, sendo considerada a mais autobiográfica obra do autor. A 24 de abril, a Porto Editora publicou a adaptação a banda desenhada deste romance marcante da literatura francesa pela mão de Jacques Ferrandez. Na sua origem fragmentado e inacabado, o manuscrito de Camus ganha uma nova leitura através das imagens de Ferrandez, que preenchem com delicadeza espaços que haviam ficado vazios.
No prefácio a esta edição, Alice Kaplan – professora doutorada em Literatura Francesa – defende que neste livro se sente o dom da improvisação, aliado à fidelidade ao romance: «Para Jacques Ferrandez, o grande desafio era transmitir o essencial da obra, preservando as suas zonas de mistério.»
A adaptação gráfica do manuscrito inacabado de Camus conta a história de Jacques Cormery, um menino que teve uma vida semelhante à de Camus. Esta edição impressionante convoca o panorama, os sons e as texturas de uma infância circunscrita pela pobreza e pela morte de um pai, mas redimida pela beleza austera de Argel, pelo amor que Jacques tem à mãe e à avó, e por um professor que transformará a sua visão do mundo.
O primeiro homem, Jacques Ferrandez, Porto Editora, 184 pp., capa dura, cor, 18,80€
Sem comentários:
Enviar um comentário