4 de abril de 2019

Colecção Batman 80 Anos #7: Black & White - Os melhores contos noir

Vai hoje para as bancas mais um volume da colecção comemorativa dos 80 anos do Batman.

Batman: Black & White – Os mellhores contos noir, que como muito bem indica o título, é totalmente a preto e branco, é composto por histórias de oito páginas. É uma aposta arriscada, mas que deixará o leitor surpreendido. À época da primeira publicação era ponto assente no mundo da edição de comics que o preto e branco não vendia, apesar de honrosas excepções como o Sin City, de Frank Miller. A ideia de lançar este livro  partiu do editor Mark Chiarello que, para além de ter sido editor e director de arte da DC até há bem pouco tempo, é também colorista e desenhador de BD. Neste volume, temos 20 histórias especiais, auto conclusivas e totalmente independentes entre si. Acção, crime, intriga, esperança, reflexões… tudo à volta da figura do Homem-Morcego.

Em termos gráficos, o elenco é absolutamente de luxo, incluindo desenhadores habituados ao mundo dos comics de super-heróis, como Joe Kubert, Bruce Timm, Howard Chaykin, Walt Simonson, Simon Bisley, Klaus Janson, Matt Wagner, Bill Sienkiewicz, Kevin Nowlan e Brian Stelfreeze.

Mas  a  grande  surpresa desta antologia é a presença de autores de outras latitudes, como o japonês Katshuiro Otomo, o mestre da BD e animação japonesa, criador do mítico Akira, o italiano Tanino Liberatore, desenhador de RanXerox, e o argentino José Muñoz, criador, com o seu compatriota Carlos Sampayo, do detective Alack Sinner e da biografia em BD da cantora Billie Holiday, também já publicada em Portugal numa parceria Levoir/Público.

A arriscada aposta de Chiarello acabou por se revelar um sucesso tremendo, ganhando dois prémios Eisner e um prémio Harvey e dando origem a mais três antologias com o mesmo título, publicadas em 2001, 2004 e 2013 e diversas vezes reeditadas.

Colecção Batman 80 Anos #7: Black & White - Os melhores contos noir, vários autores, Levoir, p&b, 200 pp., capa dura, 10,90€




Sem comentários:

Enviar um comentário