25 de abril de 2019

Colecção Batman 80 Anos #10: Antologia Batman - 80 Anos de Aventura

E chega ao fim esta colecção comemorativa dos 80 anos do Batman com a publicação de uma antologia de histórias do super-herói.
Esta antologia foi criada em exclusivo para esta colecção onde teremos a origem do Batman pelos seus criadores originais,  passando  pela  fase  de  Sheldon Moldoff  nos  anos  50,  continuando com o regresso à dimensão mais sombria do Cavaleiro das Trevas nos anos 70,  em  histórias  ilustradas  por  Neal Adams  e  Jim  Aparo,  incluindo  ainda o trabalho de Alan Davis e Paul Neary na  década  de  80  e  terminando  com duas histórias escritas por Tom King, o actual  escritor  da  principal  revista  do Cavaleiro das Trevas.
Nesta viagem no tempo, podemos ir até às origens do Batman, quando em 1940 Bob Kane e Bill Finger publicam no nº 1 na revista Batman. Nos anos 50 e 60 a história continua com intrigas mais próximas da ficção científica do que do policial e o alargar da Batfamília, aqui representada por Ace, o Batcão. A antologia continua com o regresso à dimensão mais sombria do Cavaleiro das Trevas nos anos 70, A Casa que assombrou Batman, escrita  por Len Wein, o criador do Monstro do Pântano, cria um clima sobrenatural para uma  intriga que tem uma explicação racional,  mas que assenta muito no realismo heróico de Neal Adams, aqui contando com o veterano Dick Giordano na arte-final.
Um dos melhores momentos da dupla Bob Haney-Jim Aparo acontece em O Cadáver Que se Recusava a Morrer, na revista  The Brave and the Bold, numa história em que um Batman em morte cerebral conta com a ajuda do Átomo para salvar uma mulher em perigo.
Ao longo dos anos outros nomes importantes da BD foram escrevendo e ilustrando histórias do Batman. Alguns Desses Dias, é uma belíssima história de amor, escrita por Tom King (autor de Xerife da Babilónia, editado recentemente pela Levoir) e com a arte de Lee Weeks e Michael Lark. King conta a história de amor entre Batman e a Catwoman, desde o seu primeiro até ao último beijo.

Colecção Batman 80 Anos #10: Antologia Batman - 80 Anos de Aventura, vários autores, Levoir, cor, 120 pp, capa dura, 11,90€





Sem comentários:

Enviar um comentário