6 de abril de 2019

Black Hammer #1: Origens secretas

A 6 e 13 de Abril a Levoir lança em banca dois volumes de Black Hammer, eleita a Melhor Nova Série de 2017 nos Prémios Eisner, os principais prémios internacionais para banda desenhada anglo-saxónica.
O primeiro volume, Black Hammer: Origens Secretas, reúne os primeiros seis números originais da série, sendo o primeiro uma introdução e os cinco seguintes dedicados a cada um dos protagonistas. Conta ainda com um posfácio do autor, perfis e estudos da construção de personagens e esboços originais.
A obra de Jeff Lemire, que conta também com o artista Dean Ormston e o colorista Dave Stewart, explora os percalços na vida de um grupo de her6is que parece estar em decadência.
Lemire não e conhecido apenas pelas suas obras autorais e exclusivas, mas também pelos títulos da Marvel, Velho Logan ou Gavião Arqueiro - já editados pela Levoir. E é justamente por essa ligação que Lemire tem com o género dos super-heróis que Black Hammer se torna uma obra bem interessante.
Ha dez anos, este grupo de heróis com superpoderes, cada um com a sua especialidade, viveu a era de ouro em Spiral City, ajudando a manter a cidade livre de criminosos e de supervilões. Mas um dia, ao derrotar um vilão especialmente poderoso numa luta climática e critica, o grupo desaparece. O que aconteceu ao grupo ninguém sabe, simplesmente foram transportados para uma realidade paralela, onde ficaram prisioneiros numa pequena cidade rural. Ali levam uma vida calma despojados da sua identidade coma heróis. Que lugar é aquele? Porque não conseguem sair dali estes nossos poderosos heróis?
Abraham Slam, GaiCoronel Weird, Madame Dragonfly e Barbalien, obrigados a disfarçar os seus poderes, a sua natureza e as suas origens aos olhos dos habitantes locais, personificam uma típica família disfuncional, tentando criar uma vida normal.
Através de personagens complexas e histórias profundas e assustadoramente relacionáveis com o mundo real, Lemire prende o leitor do início ao fim e, indirectamente, propõe uma reflexão sobre a vida em comum e em família, ao longo da leitura.
Scott Snyder refere-se a Black Hammer coma sendo uma história épica de mistério e super-her6is. Uma das maiores criações de Jeff Lemire.

Black Hammer: Origens secretas, Dean Ornston e Jeff Lemire, Levoir, 184 pp., cor, capa dura, 17,90€






Sem comentários:

Enviar um comentário