18 de outubro de 2018

Maurice Tillieux - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, Argumentista
(Bélgica) Huy, 7 de Agosto de 1921 - Tours, 2 de Fevereiro de 1978

Nascido numa família de origens francesas em Huy, na província de Liège, Tillieux inicia a sua carreira em 1936, com uma ilustração para o Le Moustique. Amante de navegação, ingressa na marinha, mas os seus planos são cancelados quando o porto de Bordéus é bombardeado pelos alemães. Durante a 2ª Grande Guerra, Tillieux escreve romances policiais, publicados na coleção Le Sphinx das Éditions Maréchal. Durante este período, realiza anúncios e ilustrações para publicações francesas e belgas. As suas primeiras BD’s são de 1942 e, ainda, permanecem inéditas. Em 1944, junta-se ao estúdio de Guy Depière, que lança a revista Bimbo nesse ano, a Jeep em 1945 e a Blondine em 1946.
Usando pseudónimos anglófonos como John Cliff, Jhames James, Scott Morrison e Ronald Jill, Tillieux publica nas revistas do Studio Guy (especialmente, a Jeep), séries como Bimboet Romarin Misky, Les Nouvelles Aventures de BricoleLes Débrouillards e Jonas et Zénobie.
Em 1947, trabalha com Fernand Cheneval e desenha os primeiros episódios de Bob Bang. Para L’Explorateur, Tillieux cria séries como Notre Oncle et Nous e Achille et Boule de Gomme, antecessor de Félix, a sua criação de maior sucesso. Cria também a série realista Bill Sanders, além de ilustrações para romances como Nouvelles du Capitão Kid.
Tillieux realiza um grande número de tiras com o Monsieur Balourd para a Associação Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (1954-1964) e junta-se a Greg na efémera revista Le Journal de Paddy em 1955, para a qual desenha Vervaine et le Mystère e Le Trésor de Zapatec.
Em 1955, muda-se para a Dupuis, onde cria a série de aventuras Marc Jaguar para a revista Risque-Tout. Contudo, um ano depois, a revista é extinta e volta à Spirou, criando o detective Gil Jourdan. Simultaneamente, produz a série humorística César.
A partir de 1966, Tillieux escreve para outros artistas, como Francis, para quem cria a série Marc Lebut. Em 1968, assume o argumento de Tif e Tondu de Maurice Rosy, transformando a série num policial, com desenhos de Will. Em 1969, usa os argumentos da sua série Felix e cria uma nova série policial com desenhos de Arthur PirotonJess Long.
Tillieux também escreve para outras séries como Alain Brisant (por René Follet)Natacha (por François Walthéry), A Turma (de Jean Roba), Yoko Tsuno (por Roger Leloup), Stany Derval (por MiTacq) e Hultrasson (por Vittorio Leonardo).

Séries publicadas em Portugal:
CésarGil JourdanJess LongMarc Lebut, Tif e Tondu

[actualizado em 8-1-2015]

Sem comentários:

Enviar um comentário