A G. Floy colaborou recentemente na produção e impressão de um livro de banda desenhada de autores portugueses para a Câmara Municipal de Loulé, uma história de Loulé em BD. Ao contrário de outros projectos institucionais deste tipo, os autores enveredaram por um relato amplo e original, num registo de ficção-científica, que recua ao mais distante passado, e percorre a história desta cidade (e deste concelho) algarvio até ao futuro!
Escrita por João Miguel Lameiras e João Ramalho Santos (com trabalhos de BD já publicados em colaboração com Luís Louro ou José Carlos Fernandes), este álbum conta com as ilustrações magníficas de André Caetano (o autor de Volta), e parece-nos que será um dos grandes lançamentos de BD de autores portugueses deste ano.
Num futuro imaginado, a Terra está transformada num bloco de gelo e a humanidade partiu para colonizar outros planetas, acabando os seres humanos por esquecer a história e a cultura das terras de onde partiram. Para tentar reconstruir esse passado perdido, várias expedições de Verificadores rumaram à Terra em busca de informação fidedigna. Uma dessas expedições vai investigar a lenda de um mítico arquivo que existiria nas Minas de Sal de Loulé.
Este é o ponto de partida de Os Segredos de Loulé: Uma História em Banda Desenhada, uma viagem pela história de Loulé e a sua região, desde o início do universo até aos nossos dias e ao futuro! Esta edição da Câmara Municipal de Loulé é um marco importante na história da BD no nosso país - e no empenho da Câmara em prol da cultura - por apostar numa história e narrativa menos comuns neste tipo de obra, e num formato mais próximo das melhores edições de BD atuais, permitindo realçar a arte do desenhador e contar uma história com fôlego e duração.
Como refere João Miguel Lameiras: “Este projeto nasceu de um convite do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, por sugestão de José Carlos Fernandes – que se não estivesse retirado da BD seria a escolha óbvia e natural para fazer este livro – para fazermos uma história de Loulé em BD. Depois desse convite, contactei logo o João Ramalho Santos, meu parceiro habitual nas ocasionais incursões pela escrita de BD, e ambos pensámos no André Caetano, com quem o João Ramalho já tinha trabalhado em Uma Aventura Estaminal, um livro sobre células estaminais, produzido pelo Centro de Neurociências e distribuído com o jornal Público. O ponto de partida da história nasceu quando um amigo me falou das minas de sal de Loulé e de como locais como esse tinham sido usados nos Estados Unidos para armazenar arquivos.”
Para além da escolha de um registo de ficção científica, nada habitual na BD histórica, o livro Os Segredos de Loulé opta também por se apoiar nos diálogos em vez da narração “em off”, como é costume nas obras desta temática. A exceção, assumida, é a parte dedicada à lenda da moura Cássima, que homenageia a BD histórica clássica e autores como Eduardo Teixeira Coelho e Artur Correia. Para além de incorporar nos desenhos de André Caetano imagens reais de objectos como o Foral de Loulé, ou usar o padrão dos mosaicos encontrados no Cerro da Vila, em Vilamoura, como moldura das páginas dedicadas ao período romano, Os Segredos de Loulé não esquece também as bandas desenhadas que antes dele destacaram a região de Loulé e as suas figuras históricas.
"Uma última palavra aos louletanos: gostaria que os Segredos de Loulé contribuíssem para aumentar o orgulho coletivo e que vos levassem a participar ativamente no desenvolvimento deste belíssimo anfiteatro que se estende da serra ao Oceano Atlântico, para nos ajudar a fazer pulsar a vida e a continuar a escrever esta bela história de Loulé..."
O Presidente da Câmara Municipal de Loulé
Vítor Aleixo
O livro será também apresentado oficialmente no dia 10 de Novembro (Sábado), pelas 16h30, no Festival da Amadora BD, com a presença dos autores, e também do Presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo (o lançamento será seguido de uma sessão de autógrafos).
Os Segredos de Loulé, André Caetano e João Miguel Lameiras/João Ramalho dos Santos, Câmara Municipal de Loulé, capa dura, 80 pp., cor [disponível também em versão inglesa]
Sem comentários:
Enviar um comentário