22 de setembro de 2018

Jean-Claude Mézières - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista, Desenhador
(França) Paris, 23 de Setembro de 1938

Jean-Claude Mézières é um dos mais influentes desenhadores europeus de ficção científica, mais conhecido como o co-criador do Valérian com Pierre ChristinMézières nasce em Paris, onde estuda no Instituto de Artes Aplicadas juntamente com Jean Giraud. Enquanto frequenta a escola de arte, colabora com várias revistas, incluindo a Coeurs Vaillants (1953-1954). Nos anos seguintes, desenha para as revistas Bonjour Philipinne, Fripounet et Marisette e Spirou, bem como para livros e publicidade.

Mézières cumpre o seu serviço militar em TlemcenArgélia. Seguidamente,  encontra emprego nos Studios Hachette em 1961. Lá trabalha como ilustrador para  um livro da série L'Histoire des Civilizations, juntamente com Jean  Giraud.
No entanto, a sua paixão pelo Velho Oeste americano e a vida de vaqueiro leva-o a viajar para os Estados Unidos em 1965. Aí trabalha num rancho em Montana e acaba  por reunir-se com o seu amigo de infância Pierre Christin em Salt Lake City, Utah.  Durante este período, faz ilustrações para uma pequena agência de publicidade e  para uma revista mórmon. Com Christin produzem alguns contos para a revista  Pilote, em França. A colaboração veio a florescer quando começam a série do  agente espaço-temporal Valérian e da sua namorada Laureline. Até então, Mézières tinha publicado histórias mais curtas na revista Pilote, com  argumentos de Christin (Linus), Fred, Reiser, Lob e Goscinny. Assume a  continuação da história L'Extraordinaire et Troublante Aventure de M.  Auguste Faust com o argumentista Fred.
A primeira aventura de Valérian surge na Pilote em 1967.  Desde então, Mézières trabalha quase exclusivamente na série que também já foi  adaptada a uma série animada de TV. Além de ValérianMézières  Christin têm lançado one-shots, como Lady Polaris (Autrement, 1987) e  a série Canal Choc (Les Humanoïdes Associés, 1990). Para este  último trabalho, Mézières foi principalmente supervisor, sendo a arte feita  pelos seus assistentes Hugues Labiano, Philippe Aymond Philippe Chapelle. No final  dos anos 1980, Mézières começa a experimentar com cores directas em alguns  contos para a Métal Hurlant. Para Le Monde é um ilustrador regular para a  coluna Heures Locales. Jean-Claude Mézières também ministra cursos de BD na  Universidade de ParisVincennes, tendo como alunos alguns artistas futuramente famosos como André Juillard e  Régis Loisel. Ainda visita regularmente os EUA para experimentar a vida no  campo.

Séries publicadas em Portugal:
Valérian

[actualizado em 13-11-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário