23 de setembro de 2018

Nódoa Negra

Nódoa Negra é uma colectânea de pequenas histórias desenhadas por artistas femininas e que foi vencedora do concurso Toma lá 500 Paus e Faz uma BD de 2017 da Chili Com Carne, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude. Com a coordenação e capa de Dileydi Florez, a colectânea reúne trabalhos de doze artistas: Bárbara Lopes, Cecília Silveira, Dileydi Florez, Hetamoé, Inês Caria, Inês Cóias, Marta Monteiro, Mosi, Patrícia Guimarães, Sara Figueiredo Costa, Sílvia Rodrigues e Susa Monteiro.

No nosso imaginário a Dor pertence ao campo físico, neste pensamento associamos sempre o nosso corpo a um estado de dor físico e facilmente nos esquecemos que existem vários níveis de dor, entre eles, a emocional/ psicológica que, por sua vez, ocupa o mesmo peso que a dor sentida fisicamente. Assim, partindo da vontade de trabalhar a plasticidade da temática da dor e de querer perceber os vários entendimentos ao seu respeito, foram convidadas onze artistas e uma escritora, que partilham a paixão pelo desenho, a banda desenhada e a ilustração, para que através do seu olhar e desenho/ escrita, reflectissem sobre a dor. Ao longo da antologia será perceptível que cada artista, tento tido como ponto de partida a temática geral da dor, escolheu desenvolver graficamente uma dor específica: do parto, do confronto com o outro, dor menstrual, de amar, da solidão, de esconder a dor, da ausência, do luto, do crescimento, de alma…

Curiosamente e historicamente esta poderá ser a primeira antologia de autoras coordenado exclusivamente por autoras. Isto é, apesar de alguns números especiais de revistas, fanzines ou livros de “BDs no feminino” que apareceram nos anos 90 (G.A.S.P. ou Azul BD3) e no novo milénio (Quadrado #3 / 3ª série, Allgirl’zine e QCDA #2000) estas publicações não foram organizadas pelas próprias autoras, como acontece no presente projecto vencedor.

O livro já se encontra à venda em diversas livrarias e na Feira do Livro do Porto (no stand da editora), estando o lançamento oficial agendado para o dia 18 de outubro, na galeria lisboeta Zé dos Bois.

Nódoa Negra, coletivo, Chili com Carne, 138 pp., p&b, capa flexível

Sem comentários:

Enviar um comentário