31 de janeiro de 2022

Entradas na minha biblioteca de BD no mês de Janeiro de 2022

          

Álbuns

  • Os Vampiros, Companhia das Letras [2021]
  • Corto Maltese: Oceano negro, Arte de Autor [2021]
  • Hercule Poirot: Encontro com a morte, Arte de Autor [2021]
  • O fado ilustrado, Plátano Editora [2011]
  • As aventuras de Tim-Tim na América do Norte nas páginas de O Papagaio [2021]
  • Yakari, Difusão Verbo [1978]
  • Os 4 Ases e a Ilha de Robinson, Difusão Verbo [1982]
  • Paixões, Merbérica-Líber [1999]
  • Mirandês - História de uma língua e de um povo, Âncora Editora [2009]
  • Camões: De vós não conhecido nem sonhado?, Plátano Editora [2008]
  • João de Deus - A magia das letras, Âncora Editora [2003]

Revistas

  • Mil Rayos! #24, Diciembre de 2021 
  • Boletim do Clube Português de Banda Desenhada #156, Dezembro 2021
  • dBD #160, février 2021
  • Les Cahiers de la BD #17, jan-mars 2022

Livros

  • Os banquetes de Astérix, ASA [2021] 
  • Jacques Martin, le voyageur du temps, Casterman [2021]

Para-BD


Livro de BD de lusodescendente retrata chegada dos portugueses a França

O livro "Les Portugais" chega às livrarias francesas a 3 de Fevereiro conta em banda desenhada a odisseia dos portugueses nos anos 70 em França, numa obra que o autor Olivier Afonso espera "abrir o debate" sobre a emigração lusa em França.

"Fico contente que haja um vestígio destas histórias e, se isto puder ajudar as pessoas a compreenderem melhor tudo o que se passou, ficarei muito feliz. Era bom que servisse também para abrir o debate sobre a emigração portuguesa em França, acho que os portugueses são muito pudicos sobre a sua própria história", disse Olivier Afonso, autor desta história, em declarações à Agência Lusa.

Olivier Afonso nasceu nos anos 1970 em França, filho de emigrantes portugueses vindos de Monção e Felgueiras, e cresceu nos arredores de Paris tendo desde muito cedo apetência para as artes. É artista plástico e há mais de 20 anos que realiza maquilhagem e efeitos especiais para cinema, tendo participado na concepção de alguns dos filmes de maior sucesso em França nos últimos anos, tendo realizado o filme "Girls with Balls".

No entanto, uma história foi ficando sempre contar, a da chegada dos seus pais. Desde 2000 que Olivier Afonso afinou o que pensava que viria a ser um argumento para um filme sobre as suas origens, mas ao ter encontrado o ilustrador Aurélien Ottenwaelter, a ideia de uma banda desenhada, um género de culto em França, pareceu-lhe evidente.

"Eu sei que as pessoas têm alguma dificuldade em ler livros porque é algo rígido e, para mim, era importante que fosse em formato de banda desenhada porque as imagens falam. Há também a cor, algo que é cinematográfico", explicou.

Através da história escrita por Olivier Afonso, de fotografias da época e investigação sobre o momento histórico da vinda de muitos portugueses até França nos anos 70, nasceu o álbum de banda desenhada "Les Portugais", editado pela editora Les Arènes, que vai ser lançado no dia 3 de Fevereiro em várias livrarias um pouco por todo o território gaulês.

O livro conta a história de dois portugueses, Mário e Nel, desde o momento em que são deixados pelo passador em França e as peripécias para chegar a Paris, onde são confrontados com a realidade dos bairros de lata e a discriminação, mas sem se deixarem abater e sempre com esperança de uma vida melhor. Inspirado na história do seu pai, que também se chama Mário, Olivier Afonso traçou a trajectória de muitos portugueses em França, mesmo se alguns episódios são difíceis de contar.

"Eu quis ser honesto com o que escrevi. A uma altura o meu pai contou-me que antes de começar a trabalhar nas obras, quando chegou a França, um homem verificou os músculos dele, os dentes. Como se fosse um animal ou um escravo. Perguntaram-me se queria mesmo incluir isso no livro e eu disse que sim, claro! É a verdade", declarou.

Foi também a escrita desta história que permitiu a Olivier Afonso reencontrar-se com as suas próprias origens, já que durante muito tempo não se sentiu nem português, nem francês.

"Eu cresci entre uma cultura que eu aprendia na escola, a cultura francesa, e uma cultura que me era transmitida pelos meus pais. [...] Apercebi-me, ao crescer, que os portugueses eram uma comunidade muito gozada em França. Eu sempre fui grande, portanto nunca me chatearam muito, mas soube recentemente que a minha irmã sofreu muito com isso, assim como amigas que preferiam dizer que eram italianas do que portuguesas", confessou, falando dos constantes estereótipos que associam portugueses às limpezas ou trabalhadores da construção civil.

Hoje, Olivier Afonso diz que há uma evolução desta imagem m França, que este tipo de referências são "moderadas" e que, enfim, os franceses descobrem um povo e um país "magnífico".

Com uma primeira edição de 6.000 livros, o próximo passo para o livro "Les Portugais" é uma tradução em português, de forma a contar também em Portugal a história dos emigrantes em França. O livro vai ser apresentado no dia 4 de Fevereiro em Paris, na livrara "Rubriques à Bulles", no 11º bairro, havendo já outras datas previstas na capital, mas também em Bruxelas e na Córsega.
In LUSA

30 de janeiro de 2022

Nestor Burma - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Ficha técnica:
Policial
(França) À Suivre #40, Maio de 1991
Jacques Tardi (desenho) e Léo Malet (argumento)
Outros autores
: Emmanuel Maynot
Estreia em Portugal: Álbum Gradiva, Janeiro de 2022

A estreia de Nestor Burma faz-se em romances no ano de 1943. Nas brumas parisienses do 13º Bairro, Nestor Burma revive o seu passado: um jovem cigano leva-o ao hospital Salpêtrière, onde encontra o cadáver de seu ex-companheiro de luta. Longe vão os dias em que "Dynamite Burma" frequentava a cela anarquista do bairro... Reconvertido em dinheiro falso e sucata, o morto continuava a viver perigosamente, ameaçado pelo bando do ataque da ponte de Tolbiac, um caso sangrento que nunca foi resolvido. O sector privado pode gabar-se de "derrubar o mistério K.-O.", como indica a placa de detetive, mas nada pode fazer nada contra o  massacre que se anuncia. Especialmente porque é rápido emocionar-se com Bélita, a mulher-criança perdida no seu caminho...

Quadriculografia portuguesa:
  1. A noite de Saint-Germain-des-Prés (La nuit de Saint-Germain-Des-Prés), 2005, Maynot. Álbum Gradiva [2022]
  2. O Sol nasce atrás do Louvre (Le soleil naît derrière le Louvre), 2007, Maynot. Álbum Gradiva [2022]
  3. O afrontoso cadáver de Plaine Monceau (L'envahissant cadavre de la plaine Monceau), 2009, Maynot [2022]
  4. Boulevard... ossada (Boulevard... ossements), 2013, Nicolas Barral, [2023]
[actualizado em 25.04.2023]

Nestor Burma #1: A noite de Saint-Germain-des-Prés

Numa adaptação de Léo Malet da obra original de Jacques Tardi, Emmanuel Moynot (já conhecido entre nós na série O Velho Louco!) aventura-se na série Nestor Burma, um detective privado parisiense. A Gradiva inicia esta colecção, surpreendentemente, no quinto tomo, originalmente, editado no mercado franco-belga em 2005 com o título "La nuit de Saint-Germain-Des-Prés".

Estamos em Paris no Verão de 1957.

Nunca a fauna das letras e das artes poderia atrair Nestor Burma a Saint-Germain-des-Prés. Mas dois «casos» a rebentar no bairro – um suicídio insuficientemente credível para ser verdade e um avultado roubo de jóias – ele é obrigado a arrastar os chanatos até lá…

Um inquérito do detetive de choque no 6.º bairro da cidade de Paris.

Esta edição portuguesa inclui um texto de apresentação de Fernando Pereira Marques.

Nestor Burma #1: A noite de Saint-Germain-des-Prés, Emmanuel Moynot, Gradiva, 80 pp., cor, capa dura, 16,50€

29 de janeiro de 2022

dBD #160

Já está disponível o primeiro número de 2022 da revista francesa de informação bedéfila, dBD.

O número de Fevereiro dá destaque na sua capa ao novo álbum de François Boucq e Nicolas Juncker em que recuperam o putsch de 1958 na ainda Argélia francesa.

O sumário deste número é o seguinte:

BOUCQ & JUNCKER / À LA UNE
Il n’y avait pas meilleur trait que celui de François Boucq pour mettre en images la guerre d’Algérie et tous les évènements autour. Le tout sur un scénario au cordeau de Nicolas Juncker.
BDMANIA/ JEUNES TALENTS       
Découvrez les planches des lauréats de l’édition 2021.
YVES BIGOT/ ACTUALITÉS     
Avant même de savoir que son livre allait être adapté en bande dessinée, nous étions allés à sa rencontre pour évoquer son road-movie psychédélique.
ACTUALITÉS/ QUOI DE NEUF ? 
La sélection du mois
ANLOR / PREMIER TOME
Un western au féminin, on l’attendait avec impatience. L’autrice a dégainé la première...
JACQUES MARTIN / DOSSIER
Patrick Gaumer est l’auteur d’une monographie considérable sur l’immense Jacques Martin. Un travail colossal pour une œuvre qui l’est tout autant.
TONY SANDOVAL / PARCOURS
Découvert par Pierre Paquet, Sandoval se met au service de Stephen Desberg, pour nous emmener en Enfer.
BRUNO BESSADI / EN SOLO
Il en faut du courage pour faire un album solo après des années au service d’un scénario écrit par une? ou un autre. Le pas est franchi...
VINCENT TURHAN / COUP DE COEUR DU MOIS
Vincent Turhan adapte avec talent un récit de l’écrivain américain disparu, Richard Wagamese.
LES REQUINS MARTEAUX / ANNIVERSAIRE
30 ans d’existence ! Qui l’eut cru tant l’entreprise était périlleuse par son exigence et son originalité.
CRITIQUES / Chroniques & Journal des sorties
Par nos journalistes
DAV / JEUNESSE
Il était temps d’interviewer cet auteur dont l’apport est conséquent en jeunesse.
JEUNESSE / Chroniques
Par Philippe Peter

dBD #160, février 2022, 100 pp., 9,80€

28 de janeiro de 2022

Nestor Burma já se encontra em pré-venda

 


VINHETAS D'OURO 2021!

O site Bedeteca Portugal é um dos nomeados dos Vinhetas d'Ouro 2021 para o melhor blog/vblog/site português de Banda Desenhada. Os meus agradecimentos pela honra da nomeação, como reconhecimento do trabalho realizado.





26 de janeiro de 2022

Os Guardiães de Mazer - Ensaio de quadriculografia portuguesa

I Custodi del Maser
Ficção científica
(Italia) Vittorio Pavesio Productions, 1996
Massimiliano Frezzato
Outros autores: Nikita Mandrika, Fabio Rutolo
Estreia em Portugal: Álbum Vitamina BD, Outubro de 1999

O velho Zerit, cuja existência é dedicada à busca da Torre do Maser, encontra Fango, um jovem bastante simplório que vive em uma ilha deserta. Erha, filha de Zerit, segue os passos do pai em busca da Torre. Depois de cair nas mãos da infame Ivolina e dos seus anões fanáticos, ficarão presos numa ilha ocupada por Tyta e seu pai Succo. Quase me esqueci que Fango não se pode separar do seu "rato de esgoto".

Quadriculografia publicada em Portugal:

  • A 2ª Lua (La seconda luna), 1996, Álbum Vitamina BD [1999]
  • A ilha dos anões (L'isola dei nani), 1998, Álbum Vitamina BD [1999]
  • O olho do mar (L'occhio del mare), 1999, Álbum Vitamina BD [2000]
  • A torre de ferro (La torre di ferro), 2000, Álbum Vitamina BD [2001]
  • O coração do mundo (La cima del mondo), 2003, Álbum Vitamina BD [2003]
  • Os originais (Gli Originali), 2003, Álbum Vitamina BD [2003]
  • A aldeia perdida (Il villaggio perduto), 2005, Frezzato e Mandrika, Álbum Vitamina BD [2005]
  • A jovem rainha (La giovane regina), 2007, Frezzato e Rutolo, Álbum Vitamina BD [2007]
[actualizado em 22.06.2022]

25 de janeiro de 2022

Frank Miller - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Por Niccolò Caranti - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=52613643
Argumentista, Desenhador
(EUA) Olney, Maryland, 27 de Janeiro de 1957

O autor adquiriu notoriedade no início dos anos 80 do século passado pelo seu trabalho na revista Demolidor. Mais tarde, publicou o seu trabalho mais conhecido, tanto dentro quanto fora da indústria dos comics: The Dark Knight Returns, um conto sombrio de Batman, situado em um futuro distópico, mas se passando ainda no tempo da Guerra Fria, época em que o herói foi lançado.

Nas suas obras, Miller costuma utilizar uma linguagem sombria, com desenhos marcados por alto-contraste, que lembram os filmes noir.

Séries editadas em Portugal:
Batman, Demolidor, Elektra, Hard Boiled, Homem-Aranha, Sin City, Spawn, Wolverine

One-shots publicados em Portugal:
  • Ronin, Levoir, Colecção Novela Gráfica (3ª série) #1 [2017]
[actualizado em 25.01.2022]

O Guardião – Agente Secreto do Vaticano, Vol. 3: Fantasmas em Porto Cervo

A partir de hoje podemos encontrar nas bancas nacionais o terceiro volume desta série escrita por Yves Sente e desenhada por François Boucq, originalmente baptizada por Le Janitor

"Les revenants de Porto Cervo" foi editado pela primeira vez no mercado franco-belga em Novembro de 2009.

Neste momento, a série tem editada cinco tomos.

«Há doze guardiões em todo o mundo, meu filho. Nem mais um. Agem sempre sozinhos e não se conhecem uns aos outros. Pedimos-te que te tornasses Trias, filho, porque o terceiro Guardião acaba de nos deixar…»

Em Davos, a poderosa organização denominada «Ordem da Renovação do Templo» viu gorar-se a sua tentativa de desestabilização mundial. Reagrupados a bordo de um iate ao largo de Porto Cervo, os seus líderes preparam uma resposta que poderá ser comprometida por dois pequenos grãos de areia na engrenagem: um padre demasiado curioso, e Vince, o terceiro Guardião.

O Guardião – Agente Secreto do Vaticano #3: Fantasmas em Porto Cervo, François Boucq e Yves Sente, Gradiva, 56 pp., cor, capa dura, 16,50€

24 de janeiro de 2022

Jean-Claude Mézières (1938-2022)

O criador de banda desenhada francês Jean-Claude Mézières, coautor da série de ficção científica Valerian, morreu na noite de sábado, em Paris, aos 83 anos.

Fonte de inspiração para numerosos autores de todo o mundo, Mézières teve uma preferência pela ficção científica, tendo trabalhado na ilustração, publicidade, fotografia, cinema e televisão.

"É com uma imensa tristeza que soubemos do falecimento de Jean-Claude Mézières. O seu nome ficará para sempre ligado aos personagens Valérian e Laureline, que desenhou durante mais de 50 anos ao lado do escritor e amigo Pierre Christin", indicou a editora Dargaud em comunicado.

A editora sublinhou a "exigência, energia, forte personalidade, gentileza, simplicidade, alegria de viver e curiosidade" de Mézières, que fizeram dele "um ser precioso", nesta colaboração de longa data com Pierre Christin, que viria a incluir ainda Evelyn Tranlé.

Várias personalidades do mundo da banda desenhada - como Pierre Lungheretti e Xavier Gorce - já reagiram nas redes sociais, elogiando o trabalho de um "imaginário fulgurante", que levou os fãs a "mil planetas gráficos".

Nascido a 23 de Setembro de 1938, em Paris, Jean-Claude Mézières conheceu Pierre Christin durante os bombardeamentos de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, quando as famílias de ambos se refugiaram na mesma cave.

Estudou numa escola de artes aplicadas à indústria e comércio, e a sua primeira banda desenhada foi publicada em 1955, e após o serviço militar na Argélia, trabalhou como maquetista e ilustrador na então livraria e editora Hachette.

A criação dos agentes espaciotemporais Valérian e Laureline surgiu em 1967, na revista Pilote, e viriam a ser personagens principais de 25 álbuns, publicados em duas dezenas de línguas, incluindo em português, chegando ao cinema pela mão do realizador Luc Besson, em 2017, com o filme "Valerian e a Cidade dos Mil Planetas".

A série - que vendeu mais de 2,5 milhões de exemplares - conta as aventuras de Valérian, um agente espaciotemporal, e da sua colega, Laureline, enquanto viajam pelo universo, desafiando o espaço e o tempo, em encontros com seres extraterrestres.

Jean-Claude Mézières trabalhou também para o cinema, desenhando cenários e figurinos para o filme "O Quinto Elemento", dirigido por Luc Besson, e "Hard to be a God" do realizador Peter Fleischmann.

in LUSA

Ver bibliografia portuguesa AQUI

21 de janeiro de 2022

The Promised Neverland #10: Desforra

Devir inicia o ano com cinco novos volumes das séries de manga do seu catálogo. 

O décimo volume de The Promised Neverland é uma das novidades. Neste volume, com a ajuda de Lucas, Emma consegue finalmente desvendar o mistério de William Minerva e descobre como fugir do mundo dos demónios. Mas, para fazer isso, as crianças têm primeiro que derrotar alguns dos demónios mais poderosos que já encontraram! 

The Promised Neverland #10: DesforraKaiu Shirai e Posuka Demizu, Devir, 196 pp., capa mole, 9,99€

20 de janeiro de 2022

Tokyo Ghoul: Re #6

Devir inicia o ano com cinco novos volumes das séries de manga do seu catálogo. 

O sexto volume de Tokyo Ghoul: Re é uma das novidades. Neste volume, a CAG nunca pensou que derrubar a família Rosewald seria fácil e, como esperado, as vítimas acumulam-se. Entre os feridos está Haise Sasaki, cujos ferimentos críticos o deixam vulnerável quando o passado volta para o dominar!

Tokyo Ghoul: Re #6Sui Ishida, Devir, 220 pp., capa mole, 9,99€

18 de janeiro de 2022

Assassination Classroom #19: Hora de ir à escola

Devir inicia o ano com cinco novos volumes das séries de manga do seu catálogo. 

O décimo nono volume de Assassination Classroom é uma das novidades. Neste volume, os alunos do 3-E recebem boas notícias sobre o seu futuro e tudo parece correr bem, mas a paz é quebrada quando as nações do mundo lançam um plano para assassinar Korosensei – com a ajuda de uma arma definitiva! 

Assassination Classroom #19: Hora de ir à escolaYusei Matsuda, Devir, 192 pp., capa mole, 9,99€

Ekko - A primeira novidade do ano da Escorpião Azul

Aí está a primeira novidade da Escorpião Azul para este ano de 2022. Trata-se de "Ekko" da artista Agonia Sampaio

Santi, é o nome do principal protagonista desta história. Para ele tudo aquilo que o rodeia é um grande caos, uma imensa confusão. Mas num determinado momento da sua vida, cruza-se com a de Flôr, a sua futura paixão, que no entanto, já o aguardava há muito. 

Com esta junção, todas as ideias e pensamentos do personagem central ganham uma nova luz na escuridão do infinito. Com o decorrer da narrativa, o leitor depressa vai chegar à conclusão, que esta história não passa de uma longa viagem intemporal cheia de aventuras.

António Agonia Sampaio nasceu em Luanda em 1970 e reside actualmente, na Póvoa de Varzim. Começou cedo a desenhar. As temáticas fundamentais da sua obra são a Natureza e a Ruralidade. Ao longo dos anos da sua carreira somou vários prémios em múltiplos concursos nacionais e internacionais. Colaborou em diversos jornais como o Público, o JN, O Primeiro de Janeiro, a Voz da Póvoa, O Comércio da Póvoa, o Mundo Universitário bem como o Mankicu de Angola. Participou em várias publicações como a revista de BD Ibero-americana Gigy e o fanzine Efeméride do saudoso Geraldes Lino. Publicou até hoje nove livros. "O Recomeço e Outras Histórias" foi o seu mais recente trabalho. Colaborou com uma história curta na colectânea "Humanus", ambos editados pela Escorpião Azul.

Ekko, Agonia Sampaio, Escorpião Azul, 64 pp., p&b, capa mole, 12€

17 de janeiro de 2022

Crime no campo de golfe

Um dos grandes clássicos de Agatha Christie, a segunda investigação de Hercule Poirot e põe à prova as capacidades do melhor investigador do mundo.

A Arte de Autor continua a editar, entre nós, a colecção francesa de adaptações a BD de romances policiais da escritora inglesa. Este "Le crime du golf", lançado em França em Maio de 2021, é o último da colecção até à data, ficando a mesma  editada na totalidade em Portugal. 

Hercule Poirot, acompanhado do capitão Hastings, tem de ir a França a convite de um rico industrial que teme pela vida. Infelizmente, à sua chegada, o crime já foi cometido. Mesmo não podendo impedir a morte, o detective belga não desiste de encontrar o assassino. Mas o inspector Giraud, da polícia francesa, não está disposto a deixar-lhe o campo livre. Uma nova investigação de Poirot, que o vai mergulhar no centro de uma maquinação extraordinária.

Um crime no campo de golf, Brrémaud e Alberto Zanon, Arte de Autor, capa dura, 64 pp., cor, 17,50€

Argumento de Brrémaud

Estuda no Liceu Artístico de Lucca e integra a Academia de Belas Artes de Carrara em 1998, ano em que iniciou uma colaboração com a Companhia Walt Disney, desenhando algumas histórias para o semanário Mickey e a mensal Minnie

Em 2001, juntou-se à revista Witch. Em 2001. Entre suas outras publicações, capas e várias ilustrações para "Monster Allergy" e participação na colorização artística da BD Disney "Lilo e Stitch". Colabora nas obras "Richard Coeur de Lion" e "Rocambole". Atinge grande sucesso com a série "Love" e "The Little Histories", duas séries que são nomeadas várias vezes para os Eisner Awards.

Em Angoulême 2019 vence o Prémio Bdgest'Arts Melhor álbum da juventude: "Brindille T. 1" - Vents d’Ouest (Glénat). É o argumentista responsável pela adaptação do livro “Os crimes do ABC” já publicado pela Arte de Autor nesta colecção.

Desenhos de Alberto Zanon

É um argumentista e ilustrador italiano, conhecido principalmente por seu trabalho nas produções Disney. Em 2020, ele fez o desenho de “Os crimes do ABC”, com Brrémaud no argumento, e fez-se notar pelo seu primeiro álbum em francês. 

15 de janeiro de 2022

My Hero Academia #13: A tua maldita habilidade

Devir inicia o ano com cinco novos volumes das séries de manga do seu catálogo. 

O décimo terceiro volume de My Hero Academia é uma das novidades. Neste volume, Depois de passar a primeira parte do Exame Provisório de Licenciamento, a Classe 1-A prepara-se para a fase seguinte. Midoriya e os amigos têm que resgatar o máximo de vítimas que puderem e a competição com o colégio rival Shiketsu é feroz, até mesmo perigosa!

My Hero Academia #13: A tua maldita habilidade, Kohei Horikoshi, Devir, 184 pp., capa mole, 9,99€

14 de janeiro de 2022

“Na Prisão” de Kazuichi Hanawa

A Sendai Editora, a mais nova editora de mangás em Portugal, publicará no próximo mês de Fevereiro o seu terceiro lançamento editorial: “Na Prisão” de Kazuichi Hanawa!

Kazuichi Hanawa foi preso em 1995 pela lei de controlo de posse de armas e espadas. Neste mangá autobiográfico, Hanawa conta com intenso detalhe como foram os seus dias no sistema prisional japonês, com toda a sua rigidez de horários, costumes e procedimentos. A história trata desde aspectos triviais (como a poeira numa cela) até à descrição das saborosas refeições.

Kazuichi Hanawa nasceu em 1947 e começou a trabalhar cedo com ilustrações, mas, após ser influenciado por Yoshiharu Tsuge, começou a desenhar mangá. As suas primeiras obras foram no estilo Eroguro e histórias ambientadas no período medieval japonês, geralmente em revistas alternativas. É preso em 1995 por posse de armas e, ao sair, começa a pôr no papel o que viveu durante este período, resultando no mangá “Na Prisão”. O sucesso deste mangá projecta o nome de Hanawa para o mundo todo e rende um filme, realizado por Yoichi Sai.

A presente edição tem uma entrevista com o autor, posfácio de Kure Tomofussa e dois glossários.

Foi indicado ao Prémio Cultural Osamu Tezuka (2001) e Prémio de argumennto do Festival de Angoulême (2006).

Além do Japão, “Na Prisão” já foi publicado em França, Espanha, Itália, Estados Unidos, Brasil e Taiwan.

As encomendas podem ser feitas AQUI.

Na prisão, Kazuichi Hanawa, Sendai Editora, capa mole, 256 pp., p&b, 10,90€

Os tesouros do Leopoldo

A Fábula estreia o catálogo de 2022 com um álbum ilustrado incluído em várias das listas dos melhores livros infantojuvenis do ano. Em tempos de incerteza é bom podermos contar com os «pequenos tesouros» das memórias que nos são queridas, dos momentos partilhados e das grandes amizades, ainda que distantes.

Os Tesouros do Leopoldo (ed. Fábula | 40 pp | 14,39 €) é escrito e ilustrado pela autora norte-americana Deborah Marcero. As primeiras páginas para leitura estão disponíveis AQUI. Já nas livrarias.

13 de janeiro de 2022

Spy X Family #02

A Devir inicia o ano com cinco novos volumes das séries de manga do seu catálogo. 

O segundo volume de Spy X Family é uma das novidades. Neste volume, Crepúsculo tem que se infiltrar no prestigiado Colégio Eden para se aproximar do seu alvo, Donovan Desmond.

Mas a missão realmente impossível, é garantir que Anya se torne uma aluna exemplar e faça amizade com Damian, o filho arrogante de Donovan!

Spy X Family #02, Tatsuya Endo, Devir, 196 pp., capa mole, 9,99€

Nestor Burma - o famoso detective da BD, agora em português

 


11 de janeiro de 2022

Boletim do Clube Português de Banda Desenhada #156

Datado de Dezembro, mas por problemas na tipografia, só agora chegou aos sócios o #156 totalmente dedicado ao Natal, recolhendo dezenas de capas de revistas de BD portuguesas e estrangeiras alusivas à época (capas com o presépio, capas com árvore de Natal e capas com o Pai Natal).

A fechar o número, uma pequena história de banda desenhada intitulada "A primeira árvore de Natal" de Arthur Jameson.

Boletim do Clube Português de Banda Desenhada #156, Dezembro 2021, 36 pp., cor, reservado aos sócios

8 de janeiro de 2022

Catálogo dos álbuns de BD publicados em Portugal - Edição de 2021

Como habitualmente, todos os anos publicamos uma nova versão do catálogo de álbuns e obras derivadas de banda desenhada editadas em Portugal. Até este momento, já conseguimos catalogar  6.939 álbuns e obras sobre BD. 

Como sempre afirmámos, este catálogo é um contributo para a história da Banda Desenhada editada em álbum em Portugal, assumindo omissões ou erros, pelos quais nos penitenciamos, solicitando, porém, que nos façam chegar eventuais averbamentos e correcções.

Esta edição, a oitava, está disponível gratuitamente, solicitando-nos um ficheiro em pdf.

Também está disponível AQUI.

6 de janeiro de 2022

Movimento editorial do ano de 2021

Chegados ao final do ano de 2021, apresentamos uma breve resenha quantitativa sobre o movimento editorial no campo dos álbuns e obras derivadas de banda desenhada. Assim, em 2021 foram editados 236 álbuns e obras derivadas, menos duas de que no ano anterior. Até ao final do ano passado a Bedeteca Portugal havia recenseado 6.846 obras relativas à 9ª arte.

O ano de 2021 é o segundo ano consecutivo de quebra editorial, explicada pelas consequências da crise pandémica que ainda vivemos. A lista de obras pode ser consultada AQUI.

Em 2021, a Devir (especializada em manga) foi a chancela que mais títulos editou no mercado português. Seguem-se três editoras ainda recentes no mercado editorial português, sendo os restantes lugares reservados a editoras resilientes neste tipo de género. Repare-se que as onze primeiras editoras reúnem 67% do total de obras de BD editadas em 2021, revelando uma concentração do mercado editorial.

Seriando o ranking de edições de cada chancela, a ASA continua a liderar, fruto dos bons anos editoriais do anos 90 do século passado e da reedição e detenção das maiores séries em termos de vendas (Astérix, Tintin, Lucky Luke, Spirou e Blake e Mortimer).

4 de janeiro de 2022

Mil Rayos! #24

A associação tintinófila espanhola Mil Rayos! acaba de lançar o segundo número de 2021 da sua revista dedicada à obra de Hergé.




1 de janeiro de 2022

Efemérides da BD em Janeiro

 01 - Nascimento de Lee Falk [1905-1999], Mel Graff [1907-1975], Tony Weare [1912-1994], Al Voss [1946-2011] e Jean-Claude Denis [1951]; Estreia de Cuto [1935-1982], The Flash [1940-1949], Hawkman [1940], 4 Ases [1957], Capitão Marvel [1968], Paulette [1970-1984], Os Peles-Vermelhas [1974], Alack Sinner [1975], Arzach [1975], O Vagabundo dos Limbos [1975], Aria [1980], Hans [1980], A Trilogia Nikopol [1980-1986], Roco Vargas [1983], As Torres de Bois-Maury [1984], Victor Sackville [1985], Os Caminhos da Glória [1985], Jessica Blandy [1987], Agrippine [1988], Titeuf [1993], Aldébaran [1994], Ângela e René [1997], Isaac o Pirata [2001], O Gato do Rabino [2002], Fatale [2012-2014] e All You Need is Kill [2014]; 1º número do Pisca-Pisca [1968-1970], Métal Hurlant [1975-1987], Flecha 2000 (suplemento do Diário Popular) [1985-1986] e de Cadernos da Banda Desenhada [1987-1988]

02 - Nascimento de António Parras [1929-2010], Jean-Paul Dethorey [1935-1999] e Malik [1948]; Estreia de Nancy [1933], Buck Danny [1947] e Rik Junior [1947]
03 - Nascimento de André Franquin [1924-1997] e Andreas [1951]; Estreia de Tillie the Toiler [1921], Le Grande Duduche [1963] e 421 [1980]; 1º número de Jacto [1971]
04 - Nascimento de Eduardo Teixeira Coelho [1919-2005] e Arno [1961-1996]; Estreia de Michel et Thierry [1962-1968], Bernard Prince [1966] e Cavaleiro Ardent [1966]; 1º número de ABCzinho (2ª série) [1926-1932] e de O Diabrete [1941-1951]
05 - Nascimento de Xirinius (1906-2002), Russ Manning [1929-1991] e Philippe Bercovici [1963]; 1º número de Cavaleiro Andante [1952-1962]
06 - Estreia de L'École Abracadabra [1987]
07 - Nascimento de Georges Pichard [1920-2003]; Estreia de Foxy Grandpa [1900], Tarzan na BD [1929], Buck Rogers [1929], Jim das Selvas [1934-1954], Flash Gordon [1934], Baby Blues [1990] e Big Nate [1991]
08 - Nascimento de Jean-Pierre Gourmelen [1936]
09 - Nascimento de Chic Young [1901-1973] e Frank Margerin [1952]; Estreia de Sgt. Kirk [1953] e Ian McDonald [1969]
10 - Nascimento de Bob Lubbers [1922-2017], Duck Edwing [1934-2016] e Carlos Trillo [1943]; Estreia de Tintin [1929-1986], Little Annie Rooney [1929-1966] e Pete, o Vagabundo [1932-1963]
11 - Nascimento de Bernard Yslaire [1957] e Curd Ridel [1963]; Estreia de Ace Drumond [1934], Irmãos Metralha (The Beagle Boys) [1951], Totoche [1959] e La Coccinelle [1968]
12 - Nascimento de Gordon Bess [1929-1989], William Gezzio [1945-2018],  e Joe Quesada [1955]; Estreia de Bringing Up Father [1913-2000], Snuffy Smith [1935], Dick (Dick's Adventures in Dreamland) [1947] e Yorik das Tempestades [1971-1973]; 1º número de Audácia (APR) [1954-1957]
13 - Nascimento de Jijé [1914-1980], Guy Moumimoux [1927], Herbert [1929-2007] e Cabu [1938-2015]; Estreia de Mickey Mouse na BD [1930], Ciuffetino [1935], Steve Canyon [1947-1988] e Lendas da Actualidade (Les Légendes d'aujourd'hui) [1972]
14 - Nascimento de Richard Felton Outcault [1863-1928] e Hank Ketcham [1920-2001]; Estreia de Virus [1939]; 1º número de O Mosquito (1ª série) [1936-1953]
15 - Nascimento de Joe Musial [1905-1978], Dick Wingert [1919-1993] e Scott Snyder [1976]; Estreia de Cisco Kid [1951], Iznogoud [1962] e Ali Béber [1980]; 1º número de A Fagulha [1958-1974]
16 - Nascimento de Eugène Gire [1906-1979], Marcel Remacle [1926-1999], Jean Van Hamme [1939], Didier Convard [1950] e Garth Ennis [1970]; Estreia de Superman [1939]
17 - Nascimento de Georges Pichard [1920-2003], Roger Leloup [1933], François Whaltéry [1946] e Alfonso Azpiri [1947-2017]; Estreia de Popeye [1929], Bruno Brazil [1967-1995], Luc Orient [1967], Harry Chase [1976-1986] e Arlequin [1978-1984]
19 - Estreia de Jo, Zette et Jocko [1936-1954] e Steve Canyon [1947-1988]
20 - Nascimento de George Papp [1916-1989]; Estreia de Salamão e Mortadela [1958]
21 - Nascimento de Paul Deliège [1931-2005] e Philippe Delaby [1961]; Estreia de Quim e Manecas [1915]
22 - Nascimento de René Pellos [1900-1998], Zé Manel [1944-2019] e Éric [1947]; Estreia de Agente Secreto X-9 [1934], Male Call [1943], Poussy [1949] e Strapontin [1958-1968]
23 - Nascimento de George McManus [1884-1954]; Estreia de Quick et Flupke [1930], Sophie [1964] e Simon du Fleuve [1973-1989]
24 - Nascimento de John Romita Jr. [1930], Lorenzo Mattotti [1954] e Serge Tisseli [1957-2020]; Estreia de Male Call [1943-1946], Jack Palmer [1974], Papyrus [1974] e Les Innommables [1980]
25 - Nascimento de Gianni De Luca [1925-1991]; Estreia de Adéle Blanc-Sec [1976], Niky [1980] e Os Caminhos da Glória [1985]; 1º Festival de BD de Angoulême
26 - Nascimento de Sal Buscema [1936] e Philippe Delaby [1961-2014]; Estreia de Rusty Riley [1948-1959] e Félix [1949-1983]
27 - Nascimento de Frank Miller [1957] e Sean Phillips [1965]
28 - Nascimento de Dany [1943], Frank Miller [1947], Kia Asamya [1963] e Jason Aaron [1973]; Estreia de Howard Flynn [1964-1973], Al e Brock [1975]
29 - Nascimento de Thierry Martens [1942] e Jeph Loeb [1958]; Estreia de Wes Slade [1961]
31 - Nascimento de Rodolphe Topffer [1799-1846], Sam [1934-1993], Grant Morrison [1960] e Lança Guerreiro [1964]; Estreia de Marsupilami [1952]