14 de janeiro de 2022

“Na Prisão” de Kazuichi Hanawa

A Sendai Editora, a mais nova editora de mangás em Portugal, publicará no próximo mês de Fevereiro o seu terceiro lançamento editorial: “Na Prisão” de Kazuichi Hanawa!

Kazuichi Hanawa foi preso em 1995 pela lei de controlo de posse de armas e espadas. Neste mangá autobiográfico, Hanawa conta com intenso detalhe como foram os seus dias no sistema prisional japonês, com toda a sua rigidez de horários, costumes e procedimentos. A história trata desde aspectos triviais (como a poeira numa cela) até à descrição das saborosas refeições.

Kazuichi Hanawa nasceu em 1947 e começou a trabalhar cedo com ilustrações, mas, após ser influenciado por Yoshiharu Tsuge, começou a desenhar mangá. As suas primeiras obras foram no estilo Eroguro e histórias ambientadas no período medieval japonês, geralmente em revistas alternativas. É preso em 1995 por posse de armas e, ao sair, começa a pôr no papel o que viveu durante este período, resultando no mangá “Na Prisão”. O sucesso deste mangá projecta o nome de Hanawa para o mundo todo e rende um filme, realizado por Yoichi Sai.

A presente edição tem uma entrevista com o autor, posfácio de Kure Tomofussa e dois glossários.

Foi indicado ao Prémio Cultural Osamu Tezuka (2001) e Prémio de argumennto do Festival de Angoulême (2006).

Além do Japão, “Na Prisão” já foi publicado em França, Espanha, Itália, Estados Unidos, Brasil e Taiwan.

As encomendas podem ser feitas AQUI.

Na prisão, Kazuichi Hanawa, Sendai Editora, capa mole, 256 pp., p&b, 10,90€





Sem comentários:

Enviar um comentário