Chegados ao final do ano de 2021, apresentamos uma breve resenha quantitativa sobre o movimento editorial no campo dos álbuns e obras derivadas de banda desenhada. Assim, em 2021 foram editados 236 álbuns e obras derivadas, menos duas de que no ano anterior. Até ao final do ano passado a Bedeteca Portugal havia recenseado 6.846 obras relativas à 9ª arte.
O ano de 2021 é o segundo ano consecutivo de quebra editorial, explicada pelas consequências da crise pandémica que ainda vivemos. A lista de obras pode ser consultada AQUI.
Em 2021, a Devir (especializada em manga) foi a chancela que mais títulos editou no mercado português. Seguem-se três editoras ainda recentes no mercado editorial português, sendo os restantes lugares reservados a editoras resilientes neste tipo de género. Repare-se que as onze primeiras editoras reúnem 67% do total de obras de BD editadas em 2021, revelando uma concentração do mercado editorial.
Seriando o ranking de edições de cada chancela, a ASA continua a liderar, fruto dos bons anos editoriais do anos 90 do século passado e da reedição e detenção das maiores séries em termos de vendas (Astérix, Tintin, Lucky Luke, Spirou e Blake e Mortimer).
Sem comentários:
Enviar um comentário