Romance considerado a obra máxima do escritor norte-americano James Fenimore Cooper é um misto de aventura, poesia, violência, imaginação e história, que permitiu que Cooper ganhasse fama internacional.
Com tradução em várias línguas, o romance influenciou fortemente a literatura do século XIX, tornando-se um clássico da literatura mundial.
O Último dos Moicanos destaca-se pelo seu conteúdo histórico, ajudando a perceber a colonização norte-americana. Tem uma caracterização minuciosa de personagens e lugares, misturando ficção e realidade. De uma forma subtil, o autor introduz o leitor no mundo vivido pelos homens das fronteiras e no conflito destes com os índios e franceses. Como se não bastasse, há ainda a luta pelo poder e pela sobrevivência.
A narrativa passa-se no verão de 1857 e relata a histórias das filhas do coronel Munro, Alice e Cora, que tentam juntar-se ao seu pai no forte William-Henry.
Olhos-de-Águia, um caçador branco criado pelos índios, vela pelo grupo, mas um traidor esconde-se entre eles…
O texto pedagógico do dossier deste volume tem a participação de Agrippine Virgoulon.
Clássicos da Literatura em BD #12: O último dos moicanos, Marc Bourgne e Marcel Uderzo, Levoir/RTP, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário