Este 4º volume da série mundialmente aclamada O Árabe do Futuro cobre os anos 1987-1992. Com 9 anos de idade no início da narrativa, neste tomo o pequeno Riad vai tornar-se adolescente. Uma adolescência tanto mais complicada quanto ele se sente completamente dividido entre as suas duas culturas – a francesa e a síria – e assiste à progressiva deterioração da relação entre os pais. O pai foi trabalhar sozinho para a Arábia Saudita e, após uma peregrinação a Meca, vira-se cada vez para a religião… A mãe, cansada de o seguir para todo o lado durante anos, não consegue suportar esta inclinação religiosa do marido e regressa a França com os filhos… Até que o marido aparece inesperadamente para levar de novo toda a família para a Síria.
De origem franco-síria, Riad Sattouf nasceu em Paris em 1978. Passa a sua infância na Argélia, na Líbia e na Síria, onde recebe uma educação muçulmana. Regressa a França com 12 anos de idade, prosseguindo os seus estudos primeiro em Cap Fréhel e mais tarde em Rennes, onde cursa a Escola de BelasArtes. É atualmente um autor de BD de grande sucesso. É igualmente um (re)conhecido cineasta, tendo realizado Les Beaux Gosses, galardoado com um César para o Melhor Primeiro Filme em 2010 e Jacky au Royaume des Filles que estreou em França nos inícios de 2014.
O Árabe do Futuro #4: Ser jovem no Médio Oriente (1987-1992), Riad Sattouf, Teorema, capa flexível, cor, 280 pp., 23,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário