22 de outubro de 2019

Ralph Meyer - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador
(França) Paris, 11 de Agosto de 1971

Desde muito novo que começa a cultivar a sua aptidão e interesse pelo desenho e por histórias. Quando chega a altura de decidir o que fazer da sua vida, parece-lhe natural escolher a banda desenhada. Enquanto insaciável jovem leitor, apreciava o humor de Gaston Lagaffe e as aventuras de Blake e Mortimer, bem como os problemas existenciais dos super-heróis vestidos a rigor e que povoam as edições mensais de Strange. A sua descoberta do trabalho de Giraud (também Moebius) durante a sua adolescência, terá mais tarde uma grande influência no seu próprio trabalho.

Com 20 anos, deixa Paris e muda-se para a Bélgica para seguir o curso de ilustração no Instituto Saint-Luc, em Liege. Após três anos e finalizado o curso, começa a apresentar-se a várias editoras com um número variado de projectos, mas sem sucesso. Em 1996, decide apresentar o seu trabalho ao escritor Philippe Tome. Este deu a Meyer, para trabalhar, um argumento particularmente sinistro. Um ano mais tarde, lançam o primeiro volume de Berceuse Assassine, uma trilogia.

Meyer funda, entretanto, com alguns outros autores, a "Parfois j'ai dur" workshop. Foi aí que realiza Des Lendemains sons Nuages, série que co-ilustra com Bruno Gazzotti, sob argumento de Fabien Vehlmann. A seguir, ainda com Vehlmann, iniciou a série de ficção científica I.A.N., a qual relata as aventuras de um ser de inteligência artificial, completado com pele e nervos humanos. Em 2008, com Xavier Dorison lança o primeiro volume da série X/11-Mystery, uma colecção da Dargaud pela qual recebe, em Bruxelas, o Prémio St. Michel.

O ano de 2010 parece representar para Meyer uma reviravolta gráfica, ao efectuar Page Noire, com argumento de Denis Lapiere e Frank Giroud. Em 2012, ele e Xavier Dorison voltam a trabalhar juntos nas paisagens nórdicas do díptico Asgard, seguindo-se posteriormente a terceira colaboração na série Undertaker, a qual continua a conhecer junto dos leitores de vários países um crescente sucesso.

Séries publicadas em Portugal:
Undertaker, XIII Mystery

One-shots publicados em Portugal:
  • Balada assassina (Berceuse Assassine), 1997, Meyer e Phillipe Tome, Álbum Devir [2002]

Sem comentários:

Enviar um comentário