12 de outubro de 2019

Os Filhos de El Topo #1: Caim

O primeiro volume de Les Fils d'El Topo, Caim (Cain, 2016) de Alejandro Jodorowsky e desenhado por José Ladrönn é mais uma novidade da Arte de Autor para este Outono.

No árido Oeste, El Topo foi um bandido que, ao abrir as portas do seu coração, se tornou um santo, chegando a realizar grandes milagres. Teve dois filhos, de duas mulheres diferentes. Figura funesta de couro negro a deambular pelo deserto, Caim, o maldito, jurou matar o pai, a quem nunca perdoou. Incapaz de levar a cabo a sua vingança, decide então voltar a atenção para o seu meio-irmão Abel. E neste oeste selvagem, tingido de misticismo, aqueles que cruzarão o seu caminho serão as vítimas colaterais…

Foi no início dos anos 1970, à meia-noite em ponto, durante um festival de cinema, que o casal de vedetas, John Lennon e Yoko Ono, projecta El Topo de Alejandro Jodorowsky. Imediatamente celebrado pela crítica e pelas maiores estrelas de rock da época, o filme dá origem à corrente Midnight Movies e gera um verdadeiro culto entre os cinéfilos do mundo inteiro. Ainda hoje ele não perdeu nada da sua grandeza e do seu estatuto de obra mítica. Quase meio século depois, Alejandro Jodorowsky decide contar a continuação… em banda desenhada. Graças ao traço virtuoso de José Ladrönn  dá-nos um western alegórico e surrealista, onde, como é frequente no genial criador chileno, o género está ao serviço de considerações filosóficas e espirituais mais profundas.

Os Filhos de El Topo: 1. Caim, José Ladrönn e Alexandro Jodorowsky, Arte de Autor, 64 pp., cor, capa dura, 17,50€

Sem comentários:

Enviar um comentário