28 de abril de 2016

Super-Heróis DC Comics #13 - Novos Titãs: O contrato de Judas

O volume 13 da colecção em epígrafe é dedicado aos Novos Titãs com a reprodução do episódio "O contrato de Judas", publicado originalmente nas revistas Tales of the Teen Titan #42-44 (Maio a Julho de 1984) e Tales of the Teen Titans Annual #3 (Julho de 1984).

Slade Wilson, o Exterminador, o mais mortífero dos mercenários, foi contratado pela C.O.L.M.E.I.A., uma organização secreta criminosa, para eliminar os Novos Titãs. Uma missão para a qual o Exterminador conta com a preciosa ajuda de um traidor infiltrado no grupo de jovens heróis chefiados por Robin. Os Titãs vão viver uma das aventuras que os definirá para sempre como grupo de super-heróis. Marv Wolfman e George Pérez têm aqui o ponto mais alto da sua passagem pela revista dos Novos Titãs, nesta saga épica, que se tornou num clássico incontornável da história da DC.
À medida que os sidekicks dos maiores super-heróis do Universo DC continuam a crescer, a amadurecer e a tornarem-se em jovens adultos, as suas batalhas também começam a ganhar maior importância e a resultar em consequências mais dolorosas. Liderados por Asa Nocturna – anteriormente Robin – os Titãs percebem que crescer pode significar o distanciamento uns dos outros, e vão ter de confrontar a ideia de que amizade pode não ser o suficiente para salvar seu grupo de ameaças externas.
Surgidos em 1964 na revista The Brave and the Bold, os Titãs eram compostos pelos parceiros adolescentes dos principais heróis da casa: a primeira encarnação da equipa era uma espécie de “Liga da Justiça júnior”, e era composta por Robin (Dick Grayson), companheiro de Batman desde 1940, Kid Flash (Wally West), sobrinho e parceiro do Flash (na encarnação Barry Allen) e Aqualad, o protegido de Aquaman. O grupo fez a sua primeira aparição com o nome de Teen Titans em The Brave and the Bold #60, já acompanhado da Moça-Maravilha (Donna Troy), a irmã mais nova da Mulher-Maravilha.
A versão original do grupo alcançou um sucesso modesto, mas mesmo assim a série durou cerca de 10 anos, com o lado psicadélico e fantasioso dos primeiros anos a ser moderado pelo olhar mais realista e social que a época impunha. Mas foi em 1980, que uma nova encarnação dos Titãs se tornou num sucesso fulgurante (e inesperado) a todos os níveis, sob o comando do escritor Marv Wolfman e do desenhador George Pérez – o primeiro um argumentista experiente em títulos como Daredevil, The Amazing Spider-Man e principalmente o clássico de terror The Tomb of Dracula, e o segundo a ascender gradualmente à posição de estrela, graças ao seu trabalho em séries como The Avengers.
Em 1980, esta nova equipa criativa relançou o grupo como Os Novos Titãs, apresentando as personagens como jovem adultos. Aos membros originais Robin, Moça-Maravilha e Kid Flash, juntaram-se novas personagens: o Mutano, de pele verde, capaz de se transformar em qualquer animal; o Ciborgue, cujo corpo mutilado foi substituído por próteses metálicas; a Estelar, uma princesa alienígena de pele laranja; e a telepata Ravena, filha de uma humana e de um demónio.
A saga do Contrato de Judas foi uma das mais famosas e relevantes histórias da DC nesses anos 80. Tem muita importância por várias razões: é aqui que se revela a origem secreta do Exterminador, talvez o adversário mais notório dos Titãs (que é também revelado de forma explícita como amante da jovem e controversa adolescente Terra, o que espanta ter passado despercebido e sem maior estrondo num comic de super-heróis da primeira metade dos anos 80). É também aqui que Dick Grayson, o sidekick original da BD, abandona finalmente o uniforme de Robin e adopta o do mais adulto Asa Nocturna, que ainda hoje mantém. E é também aqui que surge Jericó, o filho mudo do Exterminador, que passará também a integrar a equipa de heróis.
Num período em que os comics da DC passavam por uma fase menos boa em termos de popularidade junto dos leitores, e em que as suas histórias e heróis pareciam mais datados e infantis, quando comparados com os da sua principal concorrência, os Novos Titãs transformaram-se num exemplo de como se podiam renovar as histórias de super-heróis, dando-lhes um cunho mais adulto e controverso, sem esquecer as suas origens. Essa renovação viria a ser recompensada com a popularidade tremenda desta revista, que se tornaria lendária. É esta brilhante saga que os leitores portugueses poderão ler finalmente neste volume da colecção.

Super-Heróis DC Comics #13 - Novos Titãs: O contrato de Judas, Marv Wolfman e George Pérez, Levoir, 152 pp., 9,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário