Chega hoje às bancas mais um volume da colecção em epígrafe. O volume reúne os episódios publicados nas revistas da DC Flash & Green Lantern: The Brave and the Bold #1 a #6, publicadas entre Outubro de 1999 e Março de 2000.
O Super-Homem e o Batman podem ser os Melhores do Mundo, mas o Audaz e o Destemido sempre foram o Flash e o Lanterna Verde. Seja a combaterem invasores alienígenas, a lutarem pela admiração de outros ou a provarem-se perante os seus predecessores, os dois heróis mostram aqui porque são duas das mais emblemáticas personagens da DC. Mark Waid e Barry Kitson são os criadores desta história intemporal, que cobre todas as facetas da riquíssima história do Flash e do Lanterna Verde, e da amizade única que os une.
Este volume explora a relação improvável entre dois homens que não tinham nada em comum, sem ser uma natureza heróica. O Lanterna Verde é Hal Jordan, um aventureiro arrogante e impetuoso, que acredita ser invencível. O seu oposto, Barry Allen, era um modesto polícia científico, que respeitava a sua própria mortalidade e se tornou no Flash. Mas, apesar das suas diferenças extremas, Lanterna Verde e Flash partilham uma das mais sinceras amizades no Universo da DC.
Os dois heróis conheceram-se pela primeira vez em The Brave and the Bold #28 (EUA, 1960), naquela que foi também a estreia da Liga da Justiça, mas a primeira parceria individual entre os dois só se daria dois anos mais tarde, numa aventura em que ambos têm de unir esforços para vencer uma ameaça alienígena, e acabam por confiar as suas identidades um ao outro.
Uma das verdadeiras lendas de Comics, Mark Waid escreveu histórias para os melhores nomes do mundo dos super-heróis. Quer para Marvel ou para a DC, ele tem a capacidade de redefinir personagens – mais notavelmente no épico Kingdom Come, onde pegou em dois dos heróis maiores da DC e os colocou num cenário muito humano e apocalíptico. Diz-se que há uma certa magia em escrever histórias do Flash, e mesmo quando deixam de trabalhar nesse título, os argumentistas falam sempre com carinho sobre o seu trabalho com o herói – e Mark Waid não é excepção. Numa entrevista que comemorava o Flash Appreciation Day, Mark Waid disse que “Vai amar o Flash até morrer”!
No campo da arte, temos Barry Kitson, um britânico que se destacou na DC com o seu trabalho na mini-série JLA: Year One e no título L.E.G.I.O.N., dois projectos em que também trabalhou com Mark Waid, com o qual viria a unir forças novamente em 2004 para relançar a Legião dos Super-Heróis.
No primeiro volume desta colecção, quando os restantes membros da Liga da Justiça ainda nem sequer se conheciam, já o Flash e o Lanterna Verde dão mostras de grande cumplicidade e revelam ter já vivido algumas aventuras juntos. São dois heróis que souberam dar os empurrões necessários à DC Comics quando a Trindade não pôde valer à editora, tal como o Flash o fez ao ser o arauto da Era da Prata e o Lanterna Verde o fez com uma série de importantes sagas de extraordinário sucesso no final da primeira década do novo milénio. São o Audaz e o Destemido, e esta é a história da sua amizade única, que os Novos 52 ressuscitaram para os tempos modernos e cujo legado este volume homenageia, numa série de histórias curtas que homenageiam a sua carreira como super- heróis.
Super-Heróis DC Comics #11 - Flash & Lanterna Verde: O audaz e o destemido, Mark Waid e Barry Kitson, Levoir, 152 pp, 9,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário