A última entrega desta colecção da revista Visão é o número único da 4ª série d' O Mosquito, de 31 de Dezembro de 1975, propriedade de Fernando de Andrade e distribuída pela Agência Portuguesa de Revistas. Neste fac-simile da revista, foi reproduzida a aventura O Anão Diabólico de Ken Mennell e Alfonso Font.
Entre todas as que se publicaram em Portugal, O Mosquito (1ª série) foi, talvez, a de maior sucesso e a de maior tiragem nacional, chegando a atingir os 30.000 exemplares por número e contando com saídas bissemanais. O Mosquito (1ª série) nasceu em 1936 e a primeira série durou até 1953, com 1412 números publicados. Teve algumas mudanças de formato ao longo da sua vida, entre o A4 e o A5. Sobreviveu a problemas de falta de papel durante a II Guerra Mundial e à contenção de custos.
Nesta publicação apareceriam trabalhos de autores portugueses, alguns deles acabariam por ser famosos internacionalmente, e também de origem espanhola. O nome desta publicação seria tão importante que todas as revistas de Banda Desenhada da época eram chamadas de “Mosquitos”, na gíria. Ainda hoje se comemora com pompa e circunstância o aniversário d’O Mosquito, tendo já passado 80 anos da data do seu aparecimento. Depois de 1953, O Mosquito teria mais quatro séries, irregulares, entre 1960 e 1986.
Sem comentários:
Enviar um comentário