Jizo é a primeira colaboração entre uma jovem ilustradora japonesa, Mato, e Mr Tan, também conhecido como Antoine Dole, artista criativo hiperativo, cuja bibliografia já atingiu 100 títulos como escritor de romances infantis, banda desenhada mangá (4Life), já editado pela Levoir. Argumentista de várias séries, romancista com uma dúzia de romances para jovens adultos, é também fotógrafo e encena figuras japonesas que lhe permitem criar mundos em miniatura.
Vítima de bulling na escola, como o próprio conta, "Na escola secundária, aos 14 anos de idade, fui vítima de violência escolar. Demasiado tímido, não consegui falar sobre isso aos adultos.” Em vez disso, inventou Adèle, o seu duplo negativo. "Uma personagem que não se deixava bater e que se impunha.”
Querem saber quem é Jizo?
Jizo é uma das divindades mais queridas do Japão. Ele é o guardião das crianças, das grávidas e dos viajantes, tanto em viagens físicas como espirituais.
Aki não consegue encontrar o caminho para casa. Toda a gente parece indiferente a esta criança perdida. Todos... exceto Jizo, um estranho rapaz que apareceu do nada. Será ele uma criança de rua? Será que ele vai mesmo levá-lo para casa? Terá razão em segui-lo até ao templo? Apesar do seu grande sorriso, Aki tem dificuldade em confiar no seu novo amigo. Especialmente quando uma bruxa assustadora caça crianças ao cair da noite...
Jizo é um conto que explora o folclore japonês como a Viagem de Chihiro.
Jizo, Mato e Mr. Tan, Levoir, 240 pp., cor, capa mole, 14,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário