Em Nas suas mãos, a vencedora do prémio Goncourt junta-se a Clément Oubrerie, ilustrador com várias obras premiadas e vencedor de um César para melhor animação, para dar a conhecer a vida de Suzanne Noël, feminista convicta que desafiou todas as normas da época e sacrificou a vida familiar para devolver a qualidade de vida e a autoestima aos seus pacientes – muitos deles, deformados durante a II Guerra Mundial.
Feminista convicta, Suzanne Nöel foi uma brilhante estudante de Medicina e uma pioneira da cirugia estética e reconstrutiva, especialidade considerada perigosa e desnecessária pela comunidade médica do início do século XX. Tendo-se apercebido de que a cirurgia plástica poderia constituir um instrumento valioso e útil para a emancipação da mulher, Suzanne Noël decidiu dar um contributo essencial nesse campo incipiente.
Através da cirurgia, conseguiu corrigir sinais de envelhecimento e de doença, mas também os resultantes de condições de vida difíceis e precárias. Durante a Primeira Guerra Mundial, desenvolveu igualmente técnicas cirúrgicas revolucionárias em veteranos de guerra desfigurados, devolvendo-lhes a dignidade.
Suzanne Noël não só enfrentou os preconceitos do seu tempo como lutou incessantemente pelo direito de voto das mulheres, pela sua independência e pelo reconhecimento do seu trabalho como cirurgiã plástica, tornando-se uma celebridade no seu país e no mundo inteiro.
Leïla Slimani é autora de vários romances aclamados pela crítica e pelos leitores. Canção doce (Alfaguara, 2017), vencedor do prestigiado Prémio Goncourt 2016, foi traduzido em cerca de trinta línguas. É também autora das novelas gráficas Paroles d’honneur, Sexe et mensonges (Les Arènes, 2017) e Nas suas mãos (Iguana, 2024).
Clément Oubrerie é cartoonista, argumentista e realizador de cinema. Em 2005, publicou a sua primeira banda desenhada, Aya de Yopougon, que foi traduzida em dezassete línguas. É também o autor de Voltaire amoureux, publicado pela editora Les Arènes. Recebeu numerosos prémios, nomeadamente o de Angoulême.
Nas suas mãos, Leïla Slimani e Clément Oubrerie, Iguana, 208 pp., cor, capa dura, 22,95€
Sem comentários:
Enviar um comentário