20 de dezembro de 2023

O Assassino #5: Concorrência Desleal | A Mão na Massa

Foi hoje para as bancas o quinto volume (de sete) da colecção O Assassino, de Jacamon & Matz, numa parceria da ASA e o jornal Público. Este volume duplo reúne o nono e décimo episódios, respectivamente Concorrência Desleal e A Mão na Massa.

Concorrência Desleal (Concurrence déloyale, 2011)

Após as suas aventuras na Venezuela, o Assassino retira-se para o México, onde reencontra o seu antigo cúmplice, Mariano, o homem dos cartéis colombianos. No entanto, mantém-se o contacto com os cubanos, por intermédio da sedutora Katia. Estes, sempre ansiosos por explorar os seus recursos petrolíferos recém-descobertos, irão recorrer ao Assassino, para influenciar as decisões dos Estados Unidos e dos seus aliados no grande jogo geopolítico mundial em torno do «ouro negro».

Um contrato para assassinar três pessoas no Texas. Mas esta é apenas a faceta visível do confronto silencioso que se iniciou. Nos bastidores, surgem outros rumos, tão perigosos quanto surpreendentes. E muito, muito estreitamente relacionados com o Assassino.

A Mão na Massa (Le cœur à l'ouvrage, 2012)

O seguimento da intriga lançada no volume 9, que retoma, de modo muito inesperado, as aventuras do Assassino. Lado a lado com os seus dois comparsas, Mariano e Haywood, e contra todas as expectativas, iniciou uma reconversão radical: tornar-se, na sombra, um dos patrões de uma empresa petrolífera, a Petroleo Futuro Internacional, encarregue pelo Estado cubano de valorizar as jazidas recém-descobertas nas águas territoriais da ilha. Um testa-de-ferro mexicano, Aureliano Guzman, foi contratado para servir de fachada «apresentável» à empresa.

Tudo deveria correr pelo melhor, mas mantêm-se alguns pormenores… incómodos. Primeiro, Mariano, que fala em dedicar-se à política. Depois, a segurança das plataformas de extracção, ameaçadas pelos exilados cubanos na Florida, encorajados discretamente pelas autoridades americanas. É preciso que alguém vá a Miami, fazer uma «limpeza». Obviamente, um trabalho para o Assassino

O Assassino #5: Concorrência Desleal | A Mão na Massa, Jacamon e Matz, Público/ASA, 112 pp., cor, capa mole, 12,90€


Sem comentários:

Enviar um comentário