7 de dezembro de 2023

A Passagem Impossível

Encontra-se em pré-venda a última novidade do ano da Ala dos Livros, que é também a última obra que o Mestre José Ruy nos deixou.

A Passagem Impossível OU o relato da extraordinária viagem do navegador português David Melgueiro, que no século XVII, a comando de uma embarcação holandesa e tal como testemunhou o Seigneur de la Madelène ao Conde de Pontchartrain, rumou a Norte e realizou a travessia pela Passagem do Nordeste.

No século XVII, no auge do comércio de sedas e de especiarias, grandes embarcações, das mais variadas nacionalidades e bandeiras, franqueiam o Índico e o Atlântico. Estes oceanos, infestados de piratas, tornam cada vez mais insegura a travessia pelo Sul, pelo cabo da Boa Esperança.

Março de 1660. Uma embarcação de nome Padre Eterno, comandada pelo capitão português David Melgueiro, zarpa de Tanegashima, no Japão, e ruma a Norte. Evitando a rota do Sul e efetuando a passagem do Oceano Pacífico pelo estreito de Anian, a Padre Eterno embrenha-se no Ártico, chegando ao seu destino cerca de dois anos depois.

É este grande feito que serve de mote à derradeira obra que o Mestre José Ruy nos legou.

A Passagem Impossível, José Ruy, Ala dos Livros, 128 pp.. p&b e cor, capa dura, 25,90€ 









Sem comentários:

Enviar um comentário