7 de novembro de 2022

O seu nome é Banksy

Banksy é o pseudónimo de um artista britânico pintor de graffiti, activista político e realizador de cinema. Notabilizou-se como artista de rua, juntando o seu satirismo e humor negro à subversão. A sua arte urbana é um veículo de exaltação de valores sociais e políticos que se espalham em todo o mundo, usando como tela paredes, muros e pontes de várias cidades. Ainda este ano, os portugueses puderam ver uma exposição não oficial de cinquenta trabalhos de Banksy. A sua verdadeira identidade é desconhecida, apesar de se saber que é natural de Bristol, iniciando-se no grafitti no fim da década de 80. 

"O seu nome é Banksy" ("Il suo nome è Banksy"), lançado pela nova editora portuguesa de banda desenhada Iguana (chancela da Penguin Random House Grupo Editorial), retrata uma hipótese biográfica do incógnito artista. Juntando um casal de jovens, um adepto da arte de rua com uma jovem fixada na busca da verdadeira identidade de Banksy, o argumentista Francesco Matteuzzi consegue, com vários flash-backs e etiquetas históricas, convencer o leitor de que no final conhecerá quem afinal é Banksy. O desenho do compatriota italiano Marco Maraggi, com cores quentes e fortes, tal qual grafittis, ambienta verdadeiramente um cenário dos subúrbios londrinos, propícios à subversão artística. 

Francesco Matteuzzi é jornalista e autor de livros infantis. A história de Banksy não foi a estreia no relato biográfico, já que em 2010, publicou a biografia da jornalista russa Anna Politkovskaja e em 2012 "Philik K. Dick", obra dedicada ao escritor americano. 

O seu nome é Banksy, Francesco Matteuzzi e Marco Maraggi, Iguana, 127 pp., cor, capa dura, 18,85€



Sem comentários:

Enviar um comentário