8 de novembro de 2022

Spirou - A Esperança Nunca Morre... - Primeira Parte

Depois do lançamento de "Diário de um ingénuo",  a editora ASA aposta na edição da primeira parte, de quatro, de "A esperança nunca morre" da versão de Spirou vista por Émile Bravo. "L'Espoir malgré tout" teve edição original no mercado francófono no ano de 2018, tendo a quarta parte sido editada este ano.

Janeiro de 1940. Um inverno particularmente rigoroso abateu-se sobre Bruxelas. Enquanto todos aguardam com apreensão a chegada iminente da guerra, Fantásio alista-se no exército belga. Colocado no forte de Ében-Émael, aguarda impacientemente o início dos confrontos com a certeza absoluta de que os exércitos francês e britânico esmagarão o exército alemão…

Quanto a Spirou, continua a ser paquete e a viver o mais normalmente possível. O seu encontro com Félix, um pintor judeu alemão cuja obra foi considerada degenerada pelos nazis, e Felka, a sua mulher, vai dar a conhecer a Spirou a questão judia e a complexidade da situação internacional.

Quando a guerra eclode, Fantásio tenta servir a pátria o mais heroicamente possível. Spirou, por seu turno, tenta compreender a complexidade da situação através de encontros com personagens profundamente humanas e procura tornar-se útil mantendo-se fiel aos seus valores.

Escrita por uma das figuras mais destacadas do atual panorama da banda desenhada em França, esta é uma obra de grande fôlego (sendo este volume o primeiro de quatro), que constitui um verdadeiro romance literário em BD onde se misturam acção, humor, verdades históricas e reflexões filosóficas.

Émile Bravo nasceu em 1964, em Paris, de pais espanhóis. Cresceu a ler todo o panteão da BD franco-belga (Astérix, Spirou, Tintin, Lucky Luke…) e cedo se sentiu ligado a esse universo. Segue, no entanto, estudos técnicos.

Contudo, quando descobre Pratt e toma consciência de que a vida é só uma, decide por fim lançar-se na banda desenhada. Depois de uma autoformação, Émile Bravo encontra o seu grande cúmplice, Jean Regnaud, com o qual publica o seu primeiro álbum de BD, Ivoire, em 1990. A dupla haverá de lançar vários outros álbuns ao longo das próximas décadas.

Em 1992, juntou-se ao Atelier Nawak, com Lewis Trondheim, Christophe Blain, David B., Joann Sfar e Fabrice Tarrin. Mais tarde, em 1995, foi um dos fundadores do Atelier des Vosges, juntamente com a maioria dos membros do Atelier Nawak e Frédéric Boilet, Mariane Satrapi e Marc Boutavant.

Próximo de vários autores importantes da editora L’Association, Émile Bravo distingue-se pelo grande respeito que nutre pela tradição e pelos cânones da BD de aventuras para jovens, nomeadamente pelos princípios da linha clara de Hergé, que contribui para reavivar.

É aliás nesse contexto que publica em 2008 o incontornável Diário de Um Ingénuo, onde imagina as origens do famoso paquete de hotel criado por Rob-Vel 70 anos antes. Esta aventura narra as aventuras do jovem Spirou no dealbar da Segunda Guerra Mundial e cativou tanto o público como a crítica, não só pela frescura gráfica e narrativa mas também pela sua virulenta e muito pedagógica crítica à guerra.

O álbum recebe inúmeros prémios e distinções e o autor decide dar-lhe continuidade em L’Espoir malgré Tout, mais de 300 páginas divididas por 4 álbuns que descrevem as aventuras de Spirou durante a ocupação nazi da Bélgica.

Spirou - A Esperança Nunca Morre... - Primeira Parte, Émile Bravo, ASA, 88, cor, capa dura, 19,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário