19 de janeiro de 2020

Héctor Germán Oesterheld - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista
(Argentina) Buenos Aires, 23 de Julho de 1919 - desaparecido em 1977

Escreve numerosos relatos breves de ficção científica e romances, e publica em revistas como Misterix, Hora Cero e Frontera, sendo as suas séries mais conhecidas Sargento Kirk, Bull Rocket e O Eternauta, considerada a sua obra-prima.

As primeiras obras de Oesterheld, na década de 1950 e princípio dos anos 60, contém críticas subtis ao capitalismo, ao colonialismo e imperialismo. A medida que decorre a década, o seu compromisso político aumenta e a sua ideologia se torna mais definida. Realiza com Alberto e Enrique Breccia uma biografia em banda desenhada de Che Guevara, "Vida del Che", publicada em 1968 (três meses após o seu assasinato); a qual é apreendida e destruída pelos censores da ditadura civil-militar que governava à época na Argentina​. De seguida, em 1969, completa uma nova versão, mais política, de O Eternauta, desenhada por Alberto Breccia.

O seu compromisso político desenvolve-se ainda mais durante a década de 1970, que se reflecte na sua decisão de se juntar ao grupo guerrilheiro Montoneros e nos argumentos das suas últimas obras, destacando-se particularmente o caso de O Eternauta II (ilustrada por Solano López), a qual deveria finalizar enquanto se encontra na clandestinidade. Em 1977, é sequestrado pelas forças armadas durante a última ditadura civil-militar argentina e foi visto pela última vez num centro clandestino de detenção. Desde então passou a fazer parte da lista de detidos-desaparecidos, vítimas do terrorismo de Estado na Argentina.

Séries publicadas em Portugal:
Mort Cinder, Randall, Sargento Kirk, Watami

One-shots publicados em Portugal:
  • A vida de Che (La vida del Che), 1968, Alberto Breccia, Henrique Breccia e Oesterheld, Álbum Levoir [2017]
[actualizado em 17.01.2020]



Sem comentários:

Enviar um comentário