21 de janeiro de 2020

Colecção Integral Astérix #2: Astérix na Hispânia

Já se encontra disponível nas bancas portuguesas o segundo volume da Colecção Integral Astérix, editada pela Salvat.

"Astérix na Hispânia" ("Astérix en Hispanie") é o décimo-quarto álbum da série, publicado entre os números #498 (22 de Maio de 1969) e #519 (16 de Outubro de 1969) da revista Pilote e republicado no formato álbum nesse ano.

A Hispânia é finalmente conquistada por Roma, mas como sempre uma aldeia continua resistente ao invasor. O problema é que Júlio César conseguiu raptar o filho do chefe (Pepe) e enviou-o para um campo romano próximo da aldeia de Astérix. Felizmente, os gauleses conseguem salvar Pepe e decidem levá-lo novamente para a sua aldeia. O problema é que o centurião responsável pelo refém tenta também recuperar a criança, e disfarça-se de hispaniês e acompanha Astérix e Obélix na sua viagem. Posteriormente, os dois gauleses conseguem desmascarar o impostor e levam Pepe de volta à sua aldeia.

É nesta aventura que há a primeira aparição de Ordenalfabetix e, consequentemente, a primeira zaragata entre os habitantes da aldeia.

Este volume contém 16 páginas de extras com os artigos "Espanha, terra de turismo", "À descoberta de Espanha" e "Astérix e Obélix globetrotters".

Em Portugal, "Astérix na Hispânia" teve a sua estreia em 1969 num álbum da Editorial Íbis, sendo reeditado posteriormente Livraria Bertrand (1969), Meribérica-Líber (1988), ASA (2007), Editorial Salvat (2009) e Público/ASA (2013). Em continuação, teve edição  na revista Tintin em 1975 (#52/7º ano ao #21/8º ano). Com o mesmo título, houve um mini-livro da Agência Portuguesa de Revistas em 1974.

Colecção Integral Astérix #2: Astérix na Hispânia, Uderzo e Goscinny. Editorial Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 5,99€

Sem comentários:

Enviar um comentário