Desenhador, Argumentista
(Congo) Pointe-Noire, 11 de Janeiro de 1963
(Congo) Pointe-Noire, 11 de Janeiro de 1963
Em 1979, Ridel ruma a Paris. Publica o seu primeiro trabalho (Les vacheries de Corinne à Jeannot) com um desenho de Jean Tabary e a sua primeira prancha de BD com um argumento de Gotlib.
Les Tony's Team é a sua primeira grande série, publicando cerca de 150 pranchas no periódico Footy, onde também desenha jogos e imagens para rubricas. Para o grupo editorial Fleurus cria, com argumento de Gabrion, Les aventures de Tahoré et de son dauphin Pouli-Pouli. Em 1985, ingressa no jornal Vaillant e responsabiliza-se pelo Cão Pif e o seu companheiro Hercules. Assina mais de uma centena de pranchas com argumentos de Corteggiani, Motti, Lelièvre, Galliano e Nadaud. No jornal Pif, com Leliévre no argumento, cria uma nova série: Radio Kids.
Em 1989, trabalha para a Dupuis, desenhando Attole Ecole! (argumento de Salma) e ilustrando capas da revista Spirou. No ano seguinte, desenha um álbum de ilustrações sobre Marco Polo.
Em 1991, cria Tandori, uma história de humor delirante, ambientada na misteriosa Índia, a de faquires, marajás e da Rainha Victoria.
No início de 1992, dirige, para uma editora tailandesa, uma série de sete álbuns para crianças, cuja particularidade é fazer barulho quando pressionados. Quatro desses livros são publicados em França. Paralelamente, assegura uma colaboração regular com as revistas Bambi e Chut! Li, produzindo ilustrações coloridas, enquanto trabalha para publicidade e comunicação.
Em 1994, com Téhy (Jim) no argumento, cria para a Casterman uma nova série de humor chamada Rigoletto Loustic, contando as aventuras de um garoto muito cativante para a descoberta da vida, do amor ... E a sua descida ao inferno num acampamento de nudistas ...
Em 1996, Curd Ridel continua a trabalhar para as edições Lombard e dá vida, com o argumentista Mythic, Gowap, um dos personagens mais loucos da banda desenhada. Um animal afável com uma morfologia estranha, uma espécie de monstro púrpura coberto de pêlos e pústulas. As aventuras de Gowap são adaptadas para uma série de 52 filmes televisivos.
A série Angèle et René, onde é responsável pelo argumento e pelo desenho, é lançada pelas edições Lombard em 1977.
Sem abandonar o mundo da publicidade, Ridel trabalha simultaneamente com as Papooses para muitas marcas de alimentos para um público jovem como a Kellogg's ou a Nestlé. Os seus pequenos personagens são o deleite das crianças...
Para a Malabar, desenha a série Malabarbouilles, colaborando durante seis anos no jornal Rik e Rok das lojas Auchan.
Com o prazer de contar histórias, escreve muitos argumentos para Dany, o brilhante criador de Olivier Rameau; para Dav, escreve Django Renard, editado pelas edições Bamboo.
Séries publicadas em Portugal:
Ângela e René
[actualizado em 18.10.2019]
Séries publicadas em Portugal:
Ângela e René
[actualizado em 18.10.2019]
Sem comentários:
Enviar um comentário