Inicia-se hoje a segunda colecção da série Blueberry editada em parceria pela ASA e o jornal Público.
Fort Navajo é o primeiro álbum da série de Jean-Michel Charlier (argumento) e Jean Giraud (desenho). O episódio foi pré-publicado na revista Pilote (a partir do nº 288 de 29 de abril de 1965) antes de ser lançado em álbum em 1965, sob o título Fort Navajo, uma aventura do tenente Blueberry. Foi reeditado em 1993, com uma nova coloraçção de Claudine Blanc-Dumont. O episódio marca o início do ciclo das primeiras guerras índias, que irão albergar cinco volumes. Este álbum é, provavelmente, inspirado caso Bascom, que provocou o início das guerras apaches em 1861.
O tenente Blueberry é colocado no Forte Navajo, em território Apache. Durante a viagem conhece o tenente Graig, cujo destino é o mesmo. Ao passarem pelo rancho dos Stanton, encontram-no calcinado e carregado de cadáveres. A chacina – tudo leva a crer – terá ocorrido durante um ataque dos índios e o tenente Graig decide seguir no seu encalço para libertar o filho dos Stanton, que estes terão raptado. A situação, já de si complicada, vai exigir de Blueberry um grande jogo de cintura: ele vai ter de saber lidar tanto com a inconsciência de Graig como com o ódio pelos índios do comandante Bascom, braço direito do coronel Dickson no Forte Navajo.
"Forte Navajo" já foi publicado em álbum pela Editorial Íbis (1969) e Meribérica-Líber (1983). Em revista foi publicado no Jornal da BD em 1985 (#81 ao #88).
Colecção Blueberry - Volume 1 (de 10): Forte Navajo, Jean-Michel Charlier e Jean Giraud, ASA/Público, 48 pp., cor, capa flexível, 7,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário