8 de maio de 2019

Spirou e Fantásio de Franquin #3: O ditador e o cogumelo + A máscara misteriosa

Está nas bancas mais um volume da colecção que reúne a obra de Franquin na série Spirou e Fantásio, uma edição da ASA com a parceria do jornal Público.

O ditador e o cogumelo

Champignac descobre um novo extracto de cogumelo e inventa um gás que faz os metais ficarem com a textura do plástico. Antes que possa ser testado com critério, o endiabrado Marsupilami rouba uma bisnaga do produto e as consequências da sua aplicação são delirantes…

"Le dictateur et le champignon" é uma ideia do argumentista Maurice Rosy que Franquin aproveita, apesar de fazer algumas alterações ao texto inicial, assim como à composição proposta das vinhetas. O episódio foi seriado originalmente na revista belga Spirou em 1954 (#801 ao #838) e compilado em álbum dois anos mais tarde pela Dupuis.

Em Portugal, a aventura estreia-se em álbum em 1975 pela Arcádia e pelo Círculo de Leitores. Em 1990, há uma reedição da Meribérica-Líber em 1990 e, mais tarde, em 2007, numa colecção da série da parceria Público/ASA

A máscara misteriosa

Na segunda banda desenhada do álbum, Fantásio vira a casa do avesso à procura das fotos que tirou para renovar o passaporte. Parece uma situação trivial, mas não é, como se verá mais tarde: acusado de uma série de roubos e perseguido pela polícia, foge para tentar provar a sua inocência… 

"Le mauvaise tête" foi seriada na revista Spirou (#840 ao #869) em 1954. A Dupuis edita o álbum (o oitavo da série) em 1956. A autoria é total de Franquin.

Em Portugal, a aventura estreia-se na revista Camarada, órgão da Mocidade Portuguesa Masculina, em 1960 (#15 ao #26 do 4º ano) com o título "Anda uma Cabeça no Ar". A edição em álbum faz-se em 1976 pelas editoras Arcádia e Círculo de Leitores. Em 2007, há uma reedição do álbum na já citada colecção da Público/ASA

Spirou e Fantásio de Franquin #3: O Ditador e o Cogumelo + A Máscara Misteriosa, Franquin e Maurice Rosy, ASA, 120 pp., cor, capa dura, 11,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário