8 de março de 2019

Quinto Império - A sombra do triunfo

Mais uma obra de ficção científica de autores portugueses editada pela Escorpião Azul. "Quinto Império - A sombra do triunfo" é a novidade de João Vasconcelos.

Estamos no ano 2059 e o mundo é um lugar diferente do que conhecemos. No extremo ocidental do continente europeu encontramos o Estado Lusitano, um país renascido há duas décadas, no caminho de se afirmar como centro de uma nova ordem mundial. Na sua bandeira vemos um escudo sobre uma espada. Uma era distópica e violenta, à mercê dos fantasmas do passado. Esta é uma história sobre a sombra do triunfo.

João Vasconcelos gostava de ter sonhos menos exigentes. A sua vida é passada a contar histórias fora de ordem, o que complica a sua vida social, mas em contrapartida permite que o seu sentido de humor seja apreciado nos mais improváveis círculos. Para além dos passatempos saudáveis habituais da sua geração, João Vasconcelos aprecia de sobremaneira o cheiro da tinta da china sobre o papel, os calos que as cordas de guitarra lhe deixam nos dedos, a cor do pôr do sol nos copos dos amigos, o sabor da saudade que lhe estala na língua e ser desnecessariamente poético quando escreve biografias de madrugada. João Vasconcelos quer coisas tão banais como ser feliz e ter tempo para fazer o que gosta - o que é bem mais difícil do que se podia esperar.  Ajudem-no a ter o seu próprio planeta, por favor.

Quinto Império - A sombra do triunfo, João Vasconcelos, Escorpião Azul, 84 pp., p&b, capa flexível, 11,90€





Sem comentários:

Enviar um comentário