3 de março de 2019

Indeh: Uma história das Guerras Apache

Já está nas bancas, numa edição portuguesa da G. Floy, Indeh: Uma história das Guerras Apache (Indeh: A story of the Apache Wars). A edição original é de 2016 e foi o bestseller #1 do jornal New York TimesIndeh  é um extraordinário romance gráfico do actor Ethan Hawke, que uniu forças ao artista Greg Ruth para escrever a história terrível, nua e crua, deste conflito cruel da "conquista" do Oeste. Trata-se duma banda desenhada tremenda e bem documentada, contada do ponto de vista de Naiches (o filho do chefe Cochise) e do chefe guerreiro Gerónimo.

O ano é 1872, na nação Apache, uma região dividida por décadas de guerra. Goyahkla, um jovem guerreiro, perdeu a sua família e todos os que alguma vez amou.

Mas, depois de uma visão, vai pedir ao chefe Apache Cochise que o deixe comandar um ataque contra a vila Mexicana de Azripe. Será esta manifestação feroz de coragem que irá transformar o jovem Goyahkla no famoso herói índio Gerónimo.

Os índios Apache iriam combater os seus inimigos, as forças do Exército Americano, ao longo de décadas, perdendo aqueles que amavam, tentando salvar as terras dos seus antepassados e a sua cultura, até estarem reduzidos a chamarem-se a si próprios "Indeh", ou "aqueles que estão mortos".

INDEH captura a narrativa riquíssima de nações em guerra - contada pelos olhos de Naiches, filho do chefe Apache Cochise, e de Gerónimo, dois homens que procuraram encontrar a paz e o perdão neste conflito, e revela-nos também o tremendo custo espiritual e emocional das Guerras Apache.

Fruto de investigações exaustivas, INDEH permite-nos aperceber de maneira notável as diferenças culturais, o horror da guerra, a busca pela paz, e, em última instância, a vingança, nesta grande saga. Os Apaches deixaram uma marca indelével na nossa percepção do Oeste Americano, e INDEH mostra-nos porquê.

Indeh: Uma história das Guerras Apache, Greg Ruth e Ethan Hawke, G. Floy, 232 pp., p&b, capa dura, 22€












Sem comentários:

Enviar um comentário