18 de março de 2019

Juan Guarnido - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador
(Espanha) Granada, 1 de Janeiro de 1967

Estuda a especialidade de Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Granada.  
Colabora com diferentes fanzines e produz obras para a editora Cómics Forum (uma divisão da Editorial Planeta). De lá, tenta dar um salto para a Marvel na Grã-Bretanha, Marvel UK ou directamente para a sede em New York, assim como outros artistas da mesma editora, mas o seu trabalho é rejeitado. Devido à escassez do mercado de BD em Espanha, é forçado a procurar outros percursos profissionais. Em 1990, troca Granada por Madrid, onde trabalha em séries de televisão. Conhece Juan Díaz Canales, com quem compartilha a ideia de criar uma série de banda desenhada. Em 1993, consegue um emprego no Walt Disney Studios em Montreuil (França), mudando-se para Paris. Guarnido é o principal animador do personagem Sabor no filme da Disney, Tarzan.
Após deixar a Disney, volta a estabelecer relações com Canales. Depois de contactarem vários editores, Guarnido e Canales acabam assinando com a editora francesa Dargaud. Em Novembro de 2000, Algures entre as sombras, o primeiro episódio de Blacksad é publicado.
Em 2013, vence dois prémios Eisner na Venezuela, o primeiro deles compartilhado com Juan Díaz Canales na categoria de Melhor edição norte-americana de material internacional pelo seu trabalho em O Inferno, Silêncio, quarto episódio da série Blacksad

Séries publicadas em Portugal:
Blacksad

One shots publicados em Portugal:
[actualizado em 25.03.2021]

Sem comentários:

Enviar um comentário