25 de fevereiro de 2019

Baru - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, argumentista
(França) Thil, 29 de Julho de 1947

Estuda na Universidade de Lorraine, primeiro na Faculdade de Matemática e Física e depois na Faculdade de Educação Física. Professor de educação física no Jacques-Callot College, em Neuves-Maisons, perto de Nancy. Actualmente, lecciona na Escola de Arte da Lorena.

Na BD, Baru inicia-se em 1982 na revista Pilote com histórias completas. Em 1985, obtém o prémio Alfred para o melhor álbum de língua francesa no festival de Angoulême com o primeiro volume da série Quéquette blues, que conta a vida diária de um bando de adolescentes em Lorena do final dos anos 60. Dez anos depois, é novamente recompensado no Festival de Angoulême de 1996 com o Alph-Art para o Melhor álbum com L'autoroute du soleil.

Em 2010, recebe o Grande Prémio da cidade de Angoulême pelo conjunto da sua obra. 

O tema mais recorrente de seu trabalho é sobre a classe trabalhadora, e, mais particularmente, a da França oriental e dos imigrantes italianos. Os anos do Sputnik são um bom exemplo. Trata-se de uma obra parcialmente autobiográfica dos filhos de imigrantes nas cidades operárias de Lorena nos anos 50.

Séries publicadas em Portugal:

[actualizado em 25.02.2019]

Sem comentários:

Enviar um comentário