26 de julho de 2023

Como flutuam as pedras

Fomos esperados sobre a Terra” - Walter Benjamin

Uma terra apartada por um largo rio só é misterioso se não existirem pontes que a alcancem.

Mas ela pode encerrar muitas respostas. Será a viagem nocturna de Constança a solução desse enigma? Um romance gráfico em que o realismo mágico revela a necessidade de criarmos a maior comunidade humana possível.

Depois de algumas experiências com histórias curtas de banda desenhada, bem como outros projectos, este é o primeiro livro criado em conjunto por Pedro Moura e João Sequeira.

Pedro Moura dedicou quase todo o seu tempo de vigília à BD. É docente, investigador académico, crítico, ensaísta, documentarista, comissário de exposições e galerista, semi-editor e lojista ocasional. Academicamente, publicou recentemente Visualising Small Traumas (Leuven University Press) e Fazer Isto & Asignar (Museu Rafael Bordalo Pinheiro). Tendo escrito cinema, cinema de animação, teatro musical, ópera, um espectáculo de dança contemporânea, poesia e prosa, ser argumentista de BD é tão inevitável como corolário desses papéis. É autor de uma centena de histórias curtas, com igualmente uma centena de artistas, com peças publicadas na revista Cais desde 2016, e publicações colectivas impressas e online, entre as quais a Canibal Crica, The Lisbon Studio Mag, The Lisbon Studio Series, Pentângulo, entre outros, assim como a sua própria Quireward, o seu Instagram, e a revista Umbra, na qual é ainda co-redactor. Em termos de livros de BD, é co-autor com Marta Teives de Os Regressos (Polvo). 

João Sequeira é licenciado em arquitetura, área na qual trabalhou profissionalmente longos anos, tendo estudado igualmente desenho, pintura, design de animação e multimédia. Faz BD desde 1994, participou em publicações como Alçapão, Gambuzine, Tertúlia BDzine e Efeméride, expôs a sua obra quer em mostras colectivas quer individuais, e ganhou um número de prémios, inclusive o Prémio Nacional de BD de “Melhor Desenho para Álbum Português” na Amadora, em 2016. De entre os seus livros, destacam-se Psicose, com Miguel Costa Ferreira e F(r)icções, com Nuno Duarte (El Pep), Tormenta e Lugar Maldito, ambos com André Oliveira (Polvo), e em 2022, uma adaptação de um conto de Rui Cardoso Martins, Espelho da Água (Polvo). É ainda docente da cadeira de desenho, na ESTG-IPP em Portalegre.

Como flutuam as pedras, Pedro Moura e João Sequeira, A Seita, 160 pp., p&b, capa dura, 28€








Sem comentários:

Enviar um comentário