18 de julho de 2023

Em busca do Tintin perdido

Magnificamente ilustrado num preto e branco dinâmico e pormenorizado, o livro de Ricardo Leite tem tudo para agradar não apenas aos fãs de Hergé e da sua principal criação, mas a todos aqueles que querem conhecer um pouco melhor a Banda Desenhada ocidental e os seus maiores criadores, muitos dos quais são personagens deste livro fascinante. Uma viagem a Bruxelas serve de pano de fundo, e de justificação para uma “fantasia autobiográfica”, que o levará ao longo de memórias de encontros, uns reais, outros imaginados, com grandes nomes da Nona Arte, e de discussões sobre estilos, autores, países, e muito mais, à descoberta das raízes da sua paixão pela BD.

Com lançamento no Festival de Beja, onde o autor esteve presente com exposição e palestra, Em Busca do Tintin Perdido assinala a estreia de Ricardo Leite em livro e no catálogo d’A Seita, com uma obra muito pessoal, mas de impacto universal. Um livro espectacular, que surge acompanhado por um ex-libris exclusivo limitado a 149 exemplares numerados e assinados, que estará disponível apenas em eventos, nas livrarias especializadas e nas compras feitas através do site da Seita.

Nascido em 3 de Março de 1957, Ricardo Leite é brasileiro e mora no Rio de Janeiro. Ilustrador, artista gráfico, designer, CEO da agência de comunicação Crama Design Estratégico, tem desenvolvido vários projectos para marcas brasileiras e internacionais, incluindo a criação de centenas de capas de discos para grandes artistas da música brasileira. Nos anos 70 e 80, publicou inúmeras bandas desenhadas. Coleccionador de arte e da Nona Arte, o seu sonho sempre foi tornar-se autor de BD. Durante cerca de dez anos, essa paixão pela nona arte levou-o “a procurar o seu Tintin perdido”. Um trabalho, que lhe rendeu a insígnia de Cavaleiro da Ordem da Coroa do Reino da Bélgica (Decreto Real de 20 de Janeiro de 2021) e está publicado na Bélgica, França, Brasil e agora Portugal.

Em busca do Tintin perdido, Ricardo Leite, A Seita, 220 pp., p&b, capa dura, 26€






3 comentários: