Em Lutécia sê luteciano, por Canitatis!
Dois anos antes de Ideiafix encontrar Astérix e Obélix à saída de uma charcutaria de Lutécia em A Volta à Gália de Astérix, este terceiro álbum de Ideiafix e os Irredutíveis leva os leitores a percorrerem as ruas da cidade, permitindo-lhes descobrir desde as catacumbas do Palácio da Loba até à Grande Torre dos Pombos. Os pequenos e os grandes fãs dos nossos heróis gauleses vão encontrar neste álbum todo o humor e espírito de aventura que fazem o sucesso de Astérix, criado pelos geniais René Goscinny e Albert Uderzo em 1959.
Sobre os desenhadores:
David Étien nasceu em 1981 nos arredores de Paris, onde ainda hoje vive. A banda desenhada sempre foi para ele o meio através do qual desejava exprimir-se. Depois de estudar em várias escolas de arte parisienses, ingressa em 2002 na Gobelins, onde a sua formação lhe permitirá trabalhar em diversas longas-metragens, tais como Persepolis e Lucky Luke. Chito Grant, a sua primeira série de banda desenhada, é publicada nas Éditions Emmanuel Proust. Mas foi com Les Quatre de Baker Street, com argumento de Olivier Legrand e Dijan, que o seu talento se revelou aos olhos do grande público. Apadrinhado por Régis Loisel, retomou recentemente o desenho da série La Quête de l’Oiseau du Temps e lançou, com Béka, a série Champignac.
Nascido em 1976, Philippe Fenech parece ter sido predestinado para desenhar animais, até pelo seu patronímico, que remete para a pequena raposa do deserto. Desenhou a série Tuff et Koala, que Albert Uderzo lhe deu a honra de prefaciar em 2004, tendo sublinhado o seu «desenho totalmente maleável, […] seduzido pelo talento deste jovem desenhador de que muito ouviremos falar.» Uma bênção! Não é pois de estranhar que, 17 anos mais tarde, o encontremos a desenhar Ideiafix e os Irredutíveis.
Ideiafix e os Irredutíveis #3: Em Lutécia Não Há Parança!, David Etien, Philippe Fenech, Marine Lachenaud e Olivier Serrano, ASA, 72 pp., cor, capa mole, 9,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário