Neste segundo tomo, regressamos a uma Europa dividida por um grande muro entre Norte e Sul, devastada pelas alterações climáticas, doenças e desigualdade. Um cenário rico em pormenores para os leitores mais atentos e paralelismos com os nossos tempos.
No primeiro volume “Alma Mãe”, uma estranha rapariga chamada Alma capaz de viajar no tempo ousou desafiar os Estratos Superiores roubando-lhes o único Oráculo infalível, uma peça de tecnologia capaz de prever o futuro, e resgatando o seu criador: Spyro. Porém a resposta dos que controlam o Sul não se fez esperar e Alma foi sequestrada e levada para Senabria.
O álbum obteve as seguintes nomeações: Melhor Obra Nacional, Melhor Ilustração em Obra Nacional, ambas no âmbito das Bandas Desenhadas 2021, Prémio Adamastor de Ficção Fantástica em Banda Desenhada 2022 e Melhor Edição de Banda Desenhada dos Prémios de BD da Amadora 2022. Recebeu ainda o prémio Geek d’Ouro para a melhor banda desenhada em 2021.
Neste segundo volume, o destino reuniu uma improvável equipa para resgatar Alma: um desertor da Guarda-Pátria, um soldado que fala com os mortos, um andróide histriónico e um mabeco. Juntos, irão de mergulhar no misterioso Norte e começar a levantar o véu da terrível conspiração que tornou a Europa num continente sem lei nem grei, onde qualquer lugar se considera o Umbigo do Mundo.
Ao traço de qualidade indubitável de Penim Loureiro associa-se um argumento para leitores exigentes que convida a mais do que uma leitura, num segundo volume que cumpre a promessa de explorar mais a fundo as personagens e começar a dar respostas a perguntas levantadas.
Umbigo do Mundo #2: Regresso a Senabria, Penin Loureiro e Carlos Silva, A Seita, 70 pp., cor, capa dura
Sem comentários:
Enviar um comentário