Pénélope Bagieu é ilustradora e cartunista. Tornou-se conhecida através do seu blogue cómico Ma vie est tout à fait fascinante, publicado em 2016 no jornal Le Monde, em que descreve a sua vida quotidiana com ironia, humor e graça. Neste volume de Destemidas 2 – Mulheres que só fazem o que querem, apresenta quinze retratos interessantes e sensíveis de mulheres que inventaram o seu destino e melhoraram a sociedade. Em 2019 recebe o prestigiado Eisner Award para o melhor livro estrangeiro.
Quem leu o primeiro volume sabe o que irá encontrar neste novo livro: biografias de mulheres que, de uma forma ou de outra, optaram por seguir o seu próprio caminho contra todas as probabilidades, cada uma no seu próprio campo. Rapper afegã ou astronauta, rainha dos bandidos ou vulcanóloga, inventora ou jornalista de investigação, as destemidas nunca se rendem e são um exemplo para as futuras gerações. Hedy Lamarr, atriz, cientista, “mãe do Wi-fi“ responsável por diversas invenções e descobertas que revolucionaram a tecnologia de comunicação. Frances Glessner Lee descobre acidentalmente a medicina forense e, de forma autodidata, estabelece o protocolo atual utilizado pela polícia em cenas de crime. Todas elas têm em comum o atrevimento, a força para desafiar a sociedade e o seu meio ambiente e a ousadia de defender os seus valores para se tornarem no que elas queriam ser.
Destemidas 2 é a segunda parte do volume publicado pela Levoir em 2018 na coleção Novela Gráfica.
Esta obra foi objecto de uma série animada que passou na RTP 2 e que ainda pode ser vista na RTP Play. Cada episódio tem 3 a 5 minutos, a locução é da atriz Joana Ribeiro.
Destemidas #2, Pénélope Bagieu, Levoir, 168 pp., cor, capa dura, 13,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário