E chegamos ao fim da saga de Mattéo do autor Jean-Pierre Gibrat, que nos fez atravessar a história europeia com os grandes conflitos de primeira metade do século XX através do destino singular de um homem que, da Guerra de 1914 à Segunda Guerra Mundial, passando pela Revolução Russa, a Frente Popular e a Guerra de Espanha europeia desde o início da Primeira Guerra Mundial até ao início da Segunda Guerra Mundial.
Repartida pelas edições da Vitamina BD (2 álbuns) e Ala dos Livros (4 álbuns), eis o lançamento do último tomo, passados poucos meses após a edição no mercado francófono.
Neste último volume, Mattéo consegue evadir-se do forte de Collioure, mas terá de recorrer a antigas amizades para conseguir permanecer oculto e não ser novamente preso. Esta sua liberdade precária sofre, no entanto, um revés na altura em que o exército alemão ocupa o território francês. Estamos no início da II Guerra Mundial e as circunstâncias conjugam-se para que Mattéo se veja obrigado a sair do seu esconderijo para tentar salvar a vida do filho.
Mattéo - Sexta Época, Jean-Pierre Gibrat, Ala dos Livros, 80 pp., cor, capa dura, 22,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário