Estamos no ano 52 antes de Cristo. Toda a Lutécia está ocupada pelos Romanos... Toda a Lutécia? Não! Um pequeno grupo de irredutíveis animais lutecianos, liderados por Ideiafix, resiste ainda e sempre ao invasor. E a vida não é nada fácil para o general Labieno e a corja de cães que tentam romanizar Lutécia...
Em Lutécia sê luteciano, por Canitatis!
Dois anos antes de Ideiafix encontrar Astérix e Obélix à saída de uma charcutaria de Lutécia em A Volta à Gália de Astérix, este segundo álbum de Ideiafix e os Irredutíveis leva os leitores a percorrerem as ruas da cidade, permitindo-lhes descobrir desde as catacumbas do Palácio da Loba até à Grande Torre dos Pombos. Os pequenos e os grandes fãs dos nossos heróis gauleses vão encontrar neste álbum todo o humor e espírito de aventura que fazem o sucesso de Astérix, criado pelos geniais René Goscinny e Albert Uderzo em 1959.
Sobre os autores
Nascido em 1982, Jean Bastide é um camaleão da banda desenhada! Conseguindo fundir-se em estilos tão diferentes como os de Yslaire (desenhando a série derivada La Guerre des Sambre), Roba (retoma a série Boule et Bill a partir de 2016) ou Albert Uderzo, destaca-se também como um exímio colorista, tendo trabalhado em Les Indes Fourbes com Juanjo Guarnido, ou ainda na série Katanga. Um talento fora de série para este novo universo de cães lutecianos.
Nascido em 1976, Philippe Fenech parece ter sido predestinado para desenhar animais, até pelo seu patronímico, que remete para a pequena raposa do deserto. Desenhou a série Tuff et Koala, que Albert Uderzo lhe deu a honra de prefaciar em 2004, tendo sublinhado o seu «desenho totalmente maleável, […] seduzido pelo talento deste jovem desenhador de que muito ouviremos falar.» Uma bênção! Não é pois de estranhar que, 17 anos mais tarde, o encontremos a desenhar Ideiafix e os Irredutíveis.
Os Romanos Levam Uma Abada!, Jean Bastide e Philippe Fenech, ASA, 72 pp., cor, capa mole, 9,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário